Diretoria de Extensão

Semana de Ciência e Tecnologia: Feira de Ciências promove descoberta de novos talentos

Semana de Ciência e Tecnologia: Feira de Ciências promove descoberta de novos talentos
Inscrições já bateram recorde ultrapassando a soma das duas edições anteriores (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com objetivo de incentivar a produção científica, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos dentro do ambiente universitário, a Feira de Ciências, que ocorre na próxima quarta-feira (18/10) inserida na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, já pode ser considerada um sucesso nesta terceira edição, devido ao recorde de inscrições.

Segundo um dos professores da Unesc responsável pela Feira de Ciências, Eduardo Pacheco Rico, são em torno de 800 trabalhos inscritos sendo que mais de 700 serão apresentados, tanto na área de graduação como na de pós-graduação. Em 2015 e em 2016, por exemplo, foram cerca de 700 trabalhos somados nas duas edições. “Estes dados mostram que a Feira vem em um surpreendente crescimento”, observa o professor.

Rico ressalta que a Feira de Ciências não só abrange a área acadêmica como a comunidade em geral, incluindo escolas, com a exposição de trabalhos de estudantes e professores do quinto ao nono ano das escolas de Ensino Fundamental de Criciúma. “Ela propõe que as pessoas possam interagir dentro de um ambiente universitário. Eventos, não só este, mas como todos que ocorrem na Semana de Ciência e Tecnologia proporcionam crescimento e diversidade para toda a comunidade. Estamos em contagem regressiva e nos últimos preparativos com muita dedicação para oferecer as melhores condições assim que a Semana for aberta”, comenta o professor.

A Feira de Ciências ainda tem como foco promover o espaço onde a criança possa, além de produzir e visitar, aprender sobre o que será exposto. Serão apresentadas diversas atividades como jogos, brinquedos e demonstrações experimentais que despertam a criatividade nas diversas áreas das Ciências tendo também como base a matemática, já que o tema deste ano da Semana de Ciência e Tecnologia é a “Matemática está em tudo”.

O professor da Unesc acrescenta que a terceira edição da Feira de Ciências será ainda uma ótima oportunidade para a descoberta de novos talentos. “Ela não somente abre possibilidades com alunos da comunidade acadêmica, mas traz os estudantes das escolas para mostrarem suas vocações, sua criatividade e precisamos dar este espaço”, diz.

Inscrições para visita vai até domingo

Além das atividades apresentadas, o público participante e visitante poderá conhecer o Museu da Infância, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinki e outros espaços do campus em grupos de mediação.

São duas as formas de participação na terceira edição da Feira de Ciências. Umas delas é destinada aos visitantes, com a participação dos estudantes que, trazidos por suas escolas, visitam os trabalhos expostos no evento. Mesmo que a escola não apresente trabalhos, os professores podem levar a turma para visitação.

As inscrições podem ser realizadas até domingo (15/10), pelo site. A segunda é destinada aos expositores, com participação através de apresentação de trabalho. Neste caso, as inscrições já encerraram.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc ocorre de 16 a 20 de outubro no campus e traz diversas atividades. Na quarta-feira (18/10), das 8h às 8h30min ocorre a organização da exposição dos trabalhos selecionados da Feira de Ciências. Já das 9h às 12h e das 13h30min às 17h é a apresentação aberta ao público.

*Com informações da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

10 de outubro de 2017 às 16:08
Compartilhar Comente

Deixe um comentário