Diretoria de Extensão

Unesc dá as boas-vindas aos novos estudantes

Unesc dá as boas-vindas aos novos estudantes
Recepção aos Calouros abordou respeito à diversidade (Fotos: Milena Nandi e Mayra Lima) Mais imagens

Na família do calouro Renan Padoin, do curso de Processos Gerenciais, existe uma tradição que passa de geração em geração: Ser Unesc. O aluno contou que cerca de 15 pessoas já passaram pela Universidade. Hoje, chegou o seu dia, junto com diversos outros estudantes ele participou da Recepção aos Calouros.

Renan conta que sempre sentiu vontade de chegar até a Unesc, já que seus familiares sempre falaram da Universidade com muito entusiasmo. “É uma cultura mesmo, que se espalhou pela minha família. Esse é mais um vínculo que temos, do qual hoje, eu também começo a fazer parte”, ressaltou.

Programação variada


Foram dois dias de música, dança, sorrisos e integração entre os novos alunos dos diversos cursos da Instituição. O evento, que teve a temática de Harry Potter, levantou questões importantes como o respeito à diversidade, seja de gênero, cultura, religião, opinião ou orientação sexual.

Durante o encontro, os calouros puderam conhecer melhor a Unesc e as oportunidades que oferece, como participação em projetos de pesquisa e extensão, além das políticas de permanência, com bolsas e estágios.

A acolhida teve a participação da Cia de Dança e do Coral Unesc, do egresso do curso de Educação Física Tiago Duarte, que colocou os calouros para dançar e deu um depoimento sobre a sua trajetória na Unesc e na profissão, de Ohara Gray, identidade doacadêmico de Artes Visuais Kauê Mateus Belettini, que fez a performance “Não Recomendado”, que aborda o preconceito por orientação sexual e identidade de gênero, além de ouvir a aluna de Psicologia Daniela Cardoso de Oliveira, que é deficiente visual e falou sobre o respeito à diversidade que ela encontrou na Instituição.

Os participantes ainda receberam prêmios como aulas no Instituto de Idiomas Unesc, na Oficina de Dança Flamenca e de Teatro, na academia, de hidroginástica e camisa do Tigre, sorteados durante o encontro. Além das atividades, os novos alunos ainda aproveitaram para se deliciar com os food trucks e registrarem o momento no estande de Harry Potter.

Universidade de todos

A reitora Luciane Ceretta desejou boas-vindas aos calouros e chamou a atenção para o fato de que na Unesc os estudantes recebem, além de ótima formação acadêmica, uma formação humana que faz com que o profissional com a marca Unesc seja diferenciado no mercado de trabalho e faça a diferença na sociedade. Ela reforçou ainda o respeito à diversidade e diálogo entre opiniões diferentes que deve haver no campus. “É preciso transformar, recriar e reinventar, com ética e excelência. Hoje, 98% dos nossos cursos de graduação têm nota 4 ou 5 – de um máximo de 5 – no MEC (Ministério da Educação). Somos a sexta melhor Universidade não estatal do país em pesquisa e ainda ganhamos destaque no empreendedorismo. E tudo o que fazemos é para proporcionar a vocês uma Instituição de excelência e oportunidades”, destacou.

O vice-reitor, Daniel Preve, destacou as diferenças que uma Universidade Comunitária como a Unesc traz para a formação e para a vida das pessoas, além de abordar a importância dada pela Reitoria em realizar encontros com os acadêmicos, como na Recepção. “Aqui cada um será desafiado a fazer escolhas, que complementem a formação acadêmica. Vivam e aproveitem cada momento”.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Marcos Machado, conversou com os calouros e falou sobre o que o Diretório oferece. “Vocês chegaram aqui, então agarrem as oportunidades de crescimento e não deixe que ninguém tire elas de vocês”.

Também compartilharam o momento especial com os calouros nestes dias de Recepção a pró-reitora de Ensino de Graduação Indianara Becker; o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oscar Montedo; o pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris; o Procurador Jurídico João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) Mira Dagostin; o diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) Marcelo Feldhaus; o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande; a coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), Janaína Vitório; o coordenador do Instituto de Idiomas Unesc, Richarles Carvalho,a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade Camila Casagrande Preve e o presidente do Centro Acadêmico de Direito Marcos Meller.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de agosto de 2017 às 20:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário