Diretoria de Extensão

Programa leva maneiras diferentes de compartilhar o conhecimento

Programa leva maneiras diferentes de compartilhar o conhecimento
Iniciativa do Sicredi conta com a parceria da Unesc (Fotos: Daniela Soares) Mais imagens

Os olhares atentos à abelha, mascote do Programa A União Faz a Vida, mostraram o entusiasmo com que os alunos e professores da Escola Padre Paulo Petruzzelis, do Bairro da Juventude, em Criciúma, receberam a iniciativa. Com direito a teatro, pipoca e muita animação, o programa foi lançado nesta segunda-feira (14/8) na entidade. O projeto piloto atenderá inicialmente os estudantes de três turmas da escola e conta com a parceria da Unesc na área pedagógica.

A União Faz a Vida é um programa de responsabilidade social do Sicredi que, desde 1995, já alcançou mais de 219 mil crianças e adolescentes em todo o país. Em Criciúma ele chegou em 2016, com a assinatura de um convênio entre Sicredi, Unesc e Bairro da Juventude. As atividades iniciaram no primeiro semestre de 2017, sendo a Universidade responsável pela assessoria pedagógica do programa, inclusive com a capacitação de professores do Bairro da Juventude, e o Sicredi, pela gestão.

A metodologia do programa utiliza expedições investigativas, nas quais os estudantes rompem os limites da escola, percorrendo diferentes ambientes. A partir disso, são definidos os temas a serem trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar. Conceitos como cooperação, cidadania e empreendedorismo são trabalhados.

Segundo o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc Oscar Montedo, a Universidade é sensível a toda ação que tem como objetivo o bem da comunidade e sempre coloca o conhecimento produzido pelo ensino, pesquisa e extensão disponíveis para colaborar com iniciativas como A União Faz a Vida. “Como assessoria pedagógica permanente do projeto, a Unesc desempenha o seu papel social e cumpre a sua missão que é também a de colaborar com a mudança de cenários e para que as pessoas sejam multiplicadoras do conhecimento”.

Além do Bairro da Juventude e da Unesc, a secretaria de Educação de Criciúma colaborou com o projeto, autorizando a inserção da iniciativa na rede municipal. “Nós esperamos que o modelo implantado no Bairro sirva de exemplo para outras escolas daqui também procurarem a metodologia que o projeto propõe”, afirmou a secretária de Educação do município, Roseli de Lucca Pizzolo.

Para o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, o programa é a concretização de um dos princípios universais do cooperativismo. “Como Instituição Financeira Cooperativa, cumprimos aqui o princípio da educação, formação e informação”, finalizou o presidente.

*Com informações da assessora de Comunicação e Marketing da Sicred-Sul, Giovana Pedroso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

14 de agosto de 2017 às 19:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário