Diretoria de Extensão

Núcleo lançado na Unesc vai buscar melhorias para saúde do trabalhador

Núcleo lançado na Unesc vai buscar melhorias para saúde do trabalhador
Nupac-ST vai trabalhar em parceria com o SUS das cidades da região Mais imagens

Um lugar para cuidar da saúde do trabalhador. A Unesc promoveu, na manhã desta quarta-feira (30/11) o lançamento do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador), no Auditório Ruy Hülse. A oficialização do projeto foi marcada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnico Científica entre o Ministério Público do Trabalho, representado pelo procurador Marcio Goss Neves, e a Unesc, representada pelo reitor Gildo Volpato.

“O Nucleo vai fazer um grande bem a comunidade. A Unesc está sempre buscando fazer parte de histórias como esta, que buscam cumprir nossa missão como Universidade Comunitária. E, com muito comprometimento, acreditamos que podemos fazer o melhor”, afirmou o reitor da Unesc.

O procurador do trabalho comentou sobre a situação da saúde dos trabalhadores na região. “No nosso dia a dia nos deparamos com realidades de grande sofrimento. A preocupação com a saúde do trabalhador é muito importante, já que muitas vezes essas pessoas batalham tanto para sustentar uma família”, ressaltou.

Conhecimento

O lançamento também contou com duas palestras. Edna Maria Niero socializou suas experiências como coordenadora do Ambulatório de Saúde do Trabalhador do Hospital Universitário da UFSC. Já o procurador do Ministério Público do Trabalho, Sandro Eduardo Sardá, e o coordenador de Ensino da UNA SAU e do projeto do Nupac-ST, Willians Longen, apresentaram o projeto do Nupac-ST e seus benefícios.

“É um momento especial, só temos a agradecer as possibilidades que temos aqui na Universidade. Vamos buscar agregar cada vez mais a esta área que é tão necessitada”, comentou Longen.

O Núcleo

O Nupac-ST vai trazer benefícios para agregar a saúde dos trabalhadores da região. A Universidade, por meio das Clínicas Integradas, em parceria com a rede do SUS, vai realizar a reabilitação física de trabalhadores com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. A previsão de início das atividades é fevereiro de 2017.

“Esse momento vem a ajudar muito o sistema de saúde voltado aos trabalhadores da região. Quando conheci o projeto vi uma grande possibilidade de alimentar mudanças nos mais diversos cenários e contribuir cada vez mais com a sociedade. São projetos como esse que me orgulho de fazer parte", destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.

Também fazem parte do projeto o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação e Saúde Coletiva) e o MPT (Ministério Público dos Trabalhadores) Estadual e Regional.

Além de Neves, Volpato, Edna, Sardá, Longen e Luciane, a mesa de abertura do lançamento do Nupac-ST contou com a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), Indianara Becker; da coordenadora de Extensão da UNA SAU, Mira Dagostim; da coordenadora das Clínicas Integradas da Unesc, Francielle Gava; da coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação Unesc), Lisiane Tuon; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Célio Elias; da coordenadora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Criciúma), Carla Zabotti; e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Júlio Zavadil.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

30 de novembro de 2016 às 14:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário