Diretoria de Extensão

Pesquisas produzidas na Unesc são classificadas como de alto impacto para comunidade

Pesquisas produzidas na Unesc são classificadas como de alto impacto para comunidade
Avaliadores do CNPq estão na Semana de Ciência e Tecnologia Mais imagens

"Não há dúvidas de que a Unesc conseguiu se consolidar como uma instituição produtora de pesquisas de alto impacto. O nível das pesquisas produzidas é, de fato, espetacular". Essa foi a análise da professora da Udesc e avaliadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Vera Lúcia Gaspar Silva, durante a 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

As avaliações das pesquisas foram realizadas durante as sessões de apresentações dos bolsistas de iniciação científica, inserida na programação do evento. Além do alto nível das 23 pesquisas promovidas pelos bolsistas da Universidade, a avaliadora destaca a coordenação da própria Semana. “Além disso, em minha opinião, a Instituição é referência em excelência na gestão da Semana de Ciência e Tecnologia”, completa.

Segundo Vera, apesar das avaliações serem uma prática regular do CNPq, uma vez que o órgão fomenta as bolsas ofertadas à Universidade, é possível observar diversos aspectos da produção de conhecimento científico na universidade. “Estamos cumprindo uma norma ao avaliar os investimentos nas bolsas, mas por termos um olhar externo e avaliarmos outras instituições conseguimos cruzar informações e concluir que a Unesc é referência para outros locais”, explica.

O processo de organização, a aplicação prática das pesquisas no desenvolvimento regional e o acesso à informação que os alunos têm são os pontos de destaque apontados pela avaliadora a respeito dos projetos apresentados pela Unesc. “Há uma diferença no processo de organização dessas pesquisas, na logística, na desenvoltura dos acadêmicos, na forma de exposição. Além disso, me chama atenção a aplicação prática dessas pesquisas na sociedade e a riqueza de informações e bibliografia disponível aos estudantes que tem vínculos com os projetos, é como se houvesse uma formação paralela”, finaliza ela.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de outubro de 2016 às 14:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário