Diretoria de Extensão

Painel promove reflexões sobre a extensão no currículo acadêmico

Painel promove reflexões sobre a extensão no currículo acadêmico
Relevância das práticas de aprendizagem foi enaltecida por debatedores Mais imagens

A integração dos programas e projetos de pesquisa de extensão à estrutura curricular dos cursos universitários foi pauta de um painel realizado nesta terça-feira (19/10), no Auditório Ruy Hülse. A atividade da Semana de Ciência e Tecnologia Unesc contou com a participação da diretora de Assuntos Comunitários da Ulbra, professora Simone Imperatore, e do coordenador do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc) da Unesc, Vidalcir Ortigara.

O Plano Nacional de Educação de 2014 estabelece o mínimo de 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária. Para Simone, a medida configura um avanço dentro da história da extensão no país, porém vê ainda como uma referência muito pequena diante da grandeza que ela representa. “A extensão não deve ser vista como marginal ao currículo e muito menos expressada como vista e encarada como ‘função social’ da instituição. Ela configura parte de uma tríade essencial ao aprendizado acadêmico com o ensino e a pesquisa, sobretudo em uma universidade”, enaltece.

Ortigara enaltece a importância das atividades de extensão no processo acadêmico como forma de contextualização de ensino e pesquisa. Para ele, esta diretriz deve estar expressa no projeto pedagógico dos cursos universitários como parte do currículo e não como uma disciplina.

O debate produziu inúmeras reflexões que devem ser continuadas dentro da Unesc, avalia a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da universidade, Luciane Ceretta. “São muitos questionamentos e inquietações que trazem elementos importantes para a nossa caminhada e ajudam a esclarecer onde queremos e como vamos chegar enquanto instituição”, observa.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de outubro de 2016 às 10:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário