Diretoria de Extensão

Alunos de escola de Criciúma aprendem sobre coleta seletiva

Alunos de escola de Criciúma aprendem sobre coleta seletiva
Unesc levou atividades à escola José Contim Portella Mais imagens

Os cuidados a serem tomados no tratamento com o lixo, ou, no termo mais adequado, os resíduos, foram o objetivo principal da atividade realizada nesta sexta-feira (26/8) com alunos da Escola Municipal José Contim Portella, de Criciúma. A ação compreende uma das etapas do projeto de extensão da Unesc “Educação e gestão ambiental na escola José Contim Portella, Criciúma, SC: fortalecimento dos processos de Ecoformação e sua ampliação para a comunidade do entorno”. A iniciativa integra o rol de ações do Programa Território Paulo Freire, da Universidade, contemplando as turmas dos dois períodos letivos, manhã e tarde.

Com cerca de 500 alunos das séries iniciais (primeiro ao quinto ano), a partir de seis anos, a atividade suscitou muito interesse nas turmas participantes. O trabalho foi realizado pelos acadêmicos Eduardo Fernandes Martinelo (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Marina Pacheco Teixeira (Ciências Biológicas), que explicaram para as crianças sobre o ciclo da vida dos produtos – da origem das matérias-primas, a transformação em objetos e a geração de resíduos. Destacou-se, além da necessidade de destinação correta do “lixo”, a redução na sua geração.

“Este trabalho é importante para fortalecer as ações de educação ambiental que já realizamos aqui na escola”, destaca a diretora do estabelecimento, Dilma Ancelmo. Conforme ela, os alunos já vêm demonstrando mudança de comportamento no ambiente escolar. “Dificilmente vimos papel jogado no pátio ou nos outros ambientes”, relatou.

O projeto, que é coordenado pelo professor José Carlos Virtuoso e conta com a participação do professor Gustavo Zambrano, também prevê ações no Residencial Venezia, situado em frente à escola, no Bairro São Sebastião. Uma delas é o apoio para o correto gerenciamento de resíduos no condomínio. Na José Contim Portella, o trabalho atual é continuidade do já desenvolvido em anos anteriores, que resultaram na implantação de um sistema de captação de água da chuva e de uma composteira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de agosto de 2016 às 11:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário