Diretoria de Extensão

Evento discute educação, ciência e inserção social a partir da literatura

Evento discute educação, ciência e inserção social a partir da literatura
Encontro foi ministrado pelos professores doutores André Cechinel e Gladir Cabral Mais imagens

A Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), em parceria com as Unidades Acadêmicas e com os PPGs (Programas de Pós-Graduação stricto sensu), lançou nesta segunda-feira (25/7) o programa Diálogos com as Ciências, para pesquisadores dos PPGs e professores doutores da Universidade. A primeira edição do programa trouxe discussões sobre Educação, Ciência e Inserção Social a partir da Literatura. O Diálogo com as Ciências, ministrado pelos professores doutores André Cechinel e Gladir da Silva Cabral, ocorreu na tarde desta segunda-feira (25/7), na sala 14 do Bloco R2.

As discussões iniciaram com uma introdução a literatura, colocando-a no contexto do tema proposto. “Diferente de um texto comum, o texto literário nos traz a possibilidade de discutir sobre diversas opiniões, a partir de diferentes pontos de vista”, afirmou o professor Gladir. Complementando, André destacou que esses textos trazem pensamentos e entendimentos mais próximos da realidade em que vivemos.

Além de discorrer sobre a literatura e promover uma conversa informal sobre o tema proposto, foram abordadas reflexões sobre o conto literário Famigerado, do autor Guimarães Rosa. Ele conta a história da aparição do cavaleiro Damázio dos Serqueiras, de aparência suspeita e perigosa, e das tiradas do narrador (personagem principal) para escapar da morte.

Diálogos com as Ciências

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, comentou que o programa Diálogos com as Ciências tem a finalidade de promover discussões sobre a ciência produzida pelos diferentes programas de pós-graduação, bem como propiciar a integração entre pesquisadores e professores doutores.

Para o reitor Gildo Volpato, estes são momentos fundamentais aos programas de pós-graduação, pois permitem com que os pesquisadores conheçam o objeto de estudo dos demais e possam dialogar cientificamente com os mesmos.

Inserção social da pós-graduação é a temática que perpassará o primeiro ciclo dos encontros. Os encontros ocorrerão mensalmente, sempre mediados por pesquisadores de um dos programas da Unesc. O próximo encontro ocorre no dia 29 de agosto e será mediado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

25 de julho de 2016 às 16:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário