Diretoria de Extensão

Semana de Ciência e Tecnologia conscientiza sobre a emissão de gás carbônico

Semana de Ciência e Tecnologia conscientiza sobre a emissão de gás carbônico
Palestra abordou compensação de carbono (Fotos: Ápice Comunicação) Mais imagens

Quando se fala em gás carbônico, na maioria das vezes, o que vem à cabeça é a poluição causada pelos automóveis. No entanto, eles não são os únicos responsáveis pela emissão de CO2. O assunto foi abordado durante a palestra Compensação de Carbono: Inovação e Alternativa para Qualidade”, com a bióloga e doutoranda em Ciências Ambientais Patrícia Figueiredo Corrêa, na tarde desta sexta-feira (23/10). O encontro fez parte da programação da 6ª Semana da Ciência e Tecnologia da Unesc e, durante ele, foi possível aprender como fazer um cálculo e saber quanto de gases poluentes são emitidos em um evento.

"Por meio de um cálculo detalhado conseguimos analisar o grau de poluição, desde o transporte de palestrantes até o nível de energia gasto dentro da sala de aula. Esses são detalhes que fazem a diferença. Após a contagem é possível apontar a quantidade de árvores necessária para repor o gás emitido", explica Patrícia.

Outro ponto chave da palestra foi conscientizar sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo. "Por meio do conhecimento as pessoas acabam pensando duas vezes antes de emitir mais gás carbônico para a atmosfera", afirma a palestrante.

O diretor geral da Carbonfree, empresa responsável pelos cálculos de CO² emitido, André Machado, diz que o eucalipto é a árvore mais utilizada para amenizar o problema da poluição. "Por crescer mais rápido que outras árvores e absorver melhor o CO², acabamos primando pela espécie", aponta Machado.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de outubro de 2015 às 19:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário