Diretoria de Extensão

Pesquisa, ensino e extensão ganham destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Pesquisa, ensino e extensão ganham destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Atividades da sexta edição do evento iniciaram hoje e seguem até sexta-feira Mais imagens

Todas as atenções estão voltadas para a troca de conhecimento em ensino, pesquisa e extensão nos próximos dias, na Unesc. Isso porque a Instituição abre as portas para a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorre até esta sexta-feira (23/10) e reúne propostas e ideias diferenciadas, que têm como objetivo colaborar com a formação profissional do aluno e, principalmente, fomentar a pesquisa em prol da comunidade.

Com o tema “Luz, Ciência em Vida”, embasada na decisão da ONU, que proclamou 2015 como o “Ano da Luz”, a Semana foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (19/10), com a palestra do professor e doutor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Olavo Bohrer do Amaral, “Luz, Ciência e Vida”.

Pesquisador na área de Neurociências com grande experiência em bioquímica, ele falou sobre literatura científica e acadêmica, além de evidenciar alguns números que mostram o quando é vasta a literatura na Universidade. “Temos milhões de volumes à disposição para aqueles que tiverem interesse em buscar o caminho da pesquisa”, comenta. Bohrer também falou sobre experimentos em medicina e bioquímica e sobre a busca pelo resultado positivo nos trabalhos acadêmicos.

A estudante de Enfermagem Maiara Zampronio Della Vedova participou da palestra de abertura e garante que fará parte ativamente das demais atividades. “Me inscrevi em minicursos e workshops de diferentes áreas. Todo conhecimento é válido quando se está na Universidade”, afirma.

Engajamento de estudantes e professores

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, destacou que, num país como o Brasil, que precisa reconstruir histórias e fazer ciência diariamente, a Unesc cumpre seu papel. “É a ciência que move o mundo, e nós estamos neste caminho. Contamos com uma programação vasta, neste que é o principal evento institucional da Universidade”, fala, agradecendo a participação e engajamento de 30 mestrandos, doutorandos e acadêmicos envolvidos diretamente na organização, e aos mais de 50 monitores.

Uma das coordenadoras gerais do evento, Kelly Gianezini, contou que o maior desejo da organização é de revelar potenciais nas três áreas do conhecimento, despontando novos cientistas no Sul catarinense. “Foram quatro meses de preparação e muito empenho por parte dos organizadores. Desejo que os alunos aproveitem este evento o máximo que puderem”, ressalta.

A abertura do evento teve ainda a participação da pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira; da assessora da Propex Gisele Coelho Lopes; do diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve; da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker; da coordenadora de Extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Miquele Lazarin Padula; da coordenadora de Pesquisa da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Ciências, Humanidades e Educação), Viviane Kraieski Assunção, e do presidente do DCE Unesc, Andriw Loch.

Semana segue com vasta programação

A Semana de Ciência e Tecnologia segue com uma vasta programação. Entre as atividades, destacam-se as Feiras da Inovação, do Livro, da Economia Solidária e de Ciências, o Seminário de Iniciação Científica, o Salão de Extensão, o Salão de Ensino, workshops e palestras, todas abertas e gratuitas à comunidade.

Programação


*Com colaboração da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de outubro de 2015 às 21:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário