Diretoria de Extensão

Aulão do Enem ajuda alunos na reta final dos estudos

Aulão do Enem ajuda alunos na reta final dos estudos
Universidade recebeu cerca de 400 estudantes para aulão gratuito (Foto: Lorraine Amorim) Mais imagens

Resolver problemas do cotidiano. Essa é a vontade da aluna Thalia de Brittos, da Escola João Frasseto, de Criciúma. Ela concluiu o Ensino Médio este ano e agora busca uma oportunidade para realizar o seu sonho de entrar na Universidade através do Enem. Determinada a conseguir uma boa nota no exame, Thalia e mais 400 estudantes da região participaram na manhã deste sábado (17/10) do Aulão do Enem da Unesc, no Auditório Ruy Hülse. 

A aluna contou que já pensava em cursar Design de Produto e teve a certeza da sua escolha depois de visitar a Feira das Profissões. “O curso é dinâmico e tem várias possibilidades de atuação. Além de trabalhar diretamente com a resolução de problemas do nosso dia a dia, e influenciar bastante na vida das pessoas. É isso que eu quero e vou usar o Enem pra começar a graduação”, afirmou.

Na reta final dos estudos, os participantes vieram tirar suas dúvidas sobre Atualidades e Redação com professores do Colégio Unesc e da graduação. A ação gratuita trouxe uma abordagem diferente para ajudar os alunos a memorizarem o conteúdo e estarem bem preparados. “Já é uma prática comum dos nossos professores essa abordagem mais dinâmica, e hoje trabalhamos temas muito importantes na pontuação da prova. Para nós é gratificante poder proporcionar isso àqueles que não têm condições de fazer um cursinho, por exemplo”, destacou a coordenadora pedagógica do Curso Preparatório da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino. O encontro contou também com a participação de alunos de Educação Física numa atividade de relaxamento.

A professora de Letras Eloísa da Rosa Oliveira trouxe dicas de produção de texto para a prova de redação, além de alguns exercícios de preparação emocional para os alunos. Para ela, trabalhar com os jovens exige uma dinâmica bastante específica. “Como professores, precisamos nos manter em movimento, com uma metodologia renovada. Sempre buscando os assuntos que têm circulado nas redes sociais e a linguagem da Internet”, comentou. 

E depois de tirar as dúvidas e fazer aquela revisão, hora de se concentrar na realização do sonho. “O mais gostoso mesmo é ver nos olhos desses alunos a vontade de buscar o futuro, a sede de conhecimento e a vontade de se melhorar por meio da Educação”, completa Eloísa.

Projeto de extensão e ensino

Os aulões do Enem são um projeto de extensão e ensino da Unesc, que conta com o apoio da Prograd (Pró- Reitoria de Ensino de Graduação), Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

17 de outubro de 2015 às 12:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário