Diretoria de Extensão

Propex realiza Fórum com pesquisadores e extensionistas da Unesc

Propex realiza Fórum com pesquisadores e extensionistas da Unesc
Daniela Savi Mais imagens

A Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) da Unesc apresentou hoje (8/5) uma série de novidades aos pesquisadores e extensionistas da Universidade. O intuito do encontro, que ocorreu na sala 19 do Bloco P, foi dar transparência, visibilidade, abrir espaço de participação e ampliar o apoio à pesquisa, à pós-graduação e à extensão.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, salientou que a Universidade tem participado de diversas discussões de ciência, tecnologia e pós-graduação em nível nacional, e falou de outras pautas em discussão e encaminhadas, como Prosup (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares), que tem o objetivo de apoiar a pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) das instituições de ensino superior, com cursos avaliados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 

Outros assuntos discutidos foram o Códigio Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Plataforma Stela; Semana de Ciência e Tecnologia; Propostas de Resoluções e Normas, além de informações gerais.

Plataforma Stela

É uma ferramenta de gestão e foi criada pelo PPGEP (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e funciona como uma secretaria virtual. Tem como missão a promoção da pesquisa, desenvolvimento, formação e extensão nas áreas de Tecnologia da Informação e Engenharia do Conhecimento. “Já realizamos o contrato e aquisição do software. A intenção é começar a funcionar no segundo semestre deste ano”, salientou Pinho.

3ª Semana de Ciência e Tecnologia

A 3ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc foi lançada oficialmente no evento de hoje. A programação deste ano contará com palestras, comunicações orais e em pôster, mostra de grupos de pesquisa, ensino e extensão, além de outras atividades.
A Semana será realizada de 24 a 26 de outubro, tendo como tema central “Economia Verde: Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. “A intenção é realizar a exposição dos grupos de pesquisa, extensão e ensino nos três dias do evento, dinamizando o espaço com maior densidade de visitação. As inscrições vão iniciar em breve”, destacou a professora doutora Angela Back.

Novidades

O formato da tese de doutorado também foi um dos assuntos. Conforme o pró-reitor, várias universidades já modificaram. “A ideia é que seja metade de uma folha A4 e com as cores de cada Unidade Acadêmica, já que hoje cada uma tem sua cor”, explicou. As conquistas da Propex também foram discutidas. 

Plataforma AVA

As propostas de resoluções que foram discutidas estão postadas no Fórum Propex que está na plataforma do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Lá os pesquisadores e extensionistas podem ler na íntegra e continuar participando por meio do próprio fórum que garante, inclusive, postagens das sugestões e considerações.
 

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

08 de maio de 2012 às 19:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário