Edi Balod

Exposição “Rodar o Deserto” chega a Sala Edi Balod, na Unesc

Exposição “Rodar o Deserto” chega a Sala Edi Balod, na Unesc
Artista de Criciúma, Letícia Cardoso, traz imagens registradas em viagem (Foto: Letícia Cardoso) Mais imagens

A sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais, na Unesc, recebe nesta quarta-feira (10/10), a exposição “Rodar o Deserto”, da artista criciumense Letícia Cardoso. A abertura oficial da exposição será realizada às 19h30, recebendo artistas, professores, acadêmicos e a comunidade externa.

Nas obras que traz à sua cidade natal, Letícia retrata imagens registradas em uma viagem que fez entre outubro e dezembro de 2009, percorrendo a extensão do deserto nos Estados Unidos, entre Austin e a cidade de Paris, no Texas. O trabalho, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2017, na categoria Artes Visuais, do Governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, compreende exposição e publicação.

Letícia é professora de pintura na Unesc, porém está afastada para realizar o doutorado em artes visuais na Udesc, em Florianópolis. A exposição está vinculada ao projeto de doutorado na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos iniciado em 2017 denominado “Cartas ao Desconhecido”.

A exposição é um desdobramento do vídeo “Austin ⇔ Paris: um ruído entre Jane e Travis”, captado com dispositivo móvel (câmera de telefone celular) no trajeto entre Austin e Paris no Texas (EUA). O resultado apresentado em imagens, no entanto, é formulado a partir da perda dos arquivos de fotografias e vídeos originais referentes a viagem em um HD Externo, aproveitando apenas registros que estavam disponíveis na rede e em fragmentos de textos e imagens que ficaram preservados em mensagens trocadas pela artista, trazendo, de forma curiosa, novos sentidos ao material.

O trabalho da artista ficará disponível para visitação até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira das 14h às 18h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de outubro de 2018 às 18:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário