Edi Balod

OBA-OBA

PROMOTORES: Exposição organizada pelos acadêmicos da disciplina de Museologia em Arte e Expografia do Curso de Artes Visuais da Unesc, com coordenação da professora Daniele Zacarão.

DATA: Abertura da exposição: 14/11, às 20h30
Visitação: de 15/11/17 a 23/02/18, de segunda a sexta, das 14h às 18h.

SOBRE O EVENTO: OBA-OBA foi o apelido usado nas décadas de 70 e 80 para referir-se ao bloco das Artes da Fucri, atual Bloco Z da Unesc. Neste contexto, a exposição OBA-OBA vem com o intuito de resgatar parte da história de Gilberto Pegoraro e Jussara Guimarães, nomes eternizados nas portas do Ateliê de Gravura e Serigrafia e do Ateliê de Escultura e Cerâmica do Curso de Artes Visuais da UNESC. Tal proposta surge diante da ausência de registros sobre esses artistas, que vieram de Porto Alegre para atuarem como docentes no Curso de Desenho e Plástica da Fucri. Gilberto ministrou aulas de desenho e gravura, e Jussara, foi professora de escultura e cerâmica. Ambos são importantes referências para a formação de várias gerações de artistas e movimentos culturais na região de Criciúma, em especial durante os anos 80 e 90. Deixaram para história obras públicas, organização de feiras e associações, contribuições a festas populares e um importante legado no Curso de Artes Visuais da UNESC. As obras expostas fazem parte de acervos particulares de amigos e familiares.

OBJETIVO: Aproximar os acadêmicos das práticas da museologia e expografia, a partir da pesquisa e divulgação dos acervos artísticos de Gilberto Pegoraro e Jussara Guimarães.

OBJETIVO DA DIVULGAÇÃO: Divulgar as ações da Sala Edi Balod, do Curso de Artes Visuais e estimular a participação do público acadêmico e externo.

03 de outubro de 2018 às 11:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário