Teatro - Bacharelado

Graduação em Teatro da Unesc tem formação ampla com ênfase na construção de atores

Graduação em Teatro da Unesc tem formação ampla com ênfase na construção de atores
O contato com apresentações de performances e peças aproxima a cada fase o aluno da realidade da profissão Mais imagens

Formar atores capazes de realizar um trabalho de composição cênica, atuando com autonomia como artistas-intérpretes do seu tempo e da sua cultura. Este é o foco do Bacharelado em Teatro da Unesc, que possui uma grade curricular ampla, dando possibilidades aos futuros profissionais de atuarem em diversos espaços, fundamentados pela linguagem cênica, práticas de produção teatral, entre outras linhas.

Segundo a coordenadora do curso de Teatro da Unesc, Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, Criciúma e região possui muitos setores que trabalham com atividades de recreação, socialização, onde há a necessidade de profissionais que atuem com oficinas de teatro. “Nós percebemos que existe uma gama que não estava sendo subsidiada, pelo fato de não ter profissionais formados na área”, comentou. 

Teatro, cinema, televisão, rádio, publicidade, espaços cênicos não convencionais, diferentes interfaces dentro de ações na área de comunicação, comércio, indústria, lazer, desenvolvimento social, turismo, saúde, produção de eventos, responsabilidade social. “É tanta procura por um profissional da área, que toda semana o curso recebe e-mail solicitando profissionais. Seja para fazer um evento em Forquilhinha, ou Nova Veneza, por exemplo, que já ocorreu. Até uma companhia de teatro de Araranguá já nos ligou solicitando atores”, ressalta a professora.

Dentro da Universidade o aluno poderá participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, os quais apresentam programas de bolsas de Iniciação Científica e, também, em programas vinculados ao Artigo 170. Além disso, o currículo também se amplia por meio da participação em congressos, festivais de teatro, viagens de estudo, eventos culturais e artísticos e cursos de aperfeiçoamento.

Disciplinas diferenciadas

A grade curricular do curso de Teatro da Unesc traz experiências diferenciadas para aqueles que pretendem se formar na área, como expressão vocal ou animação. “Nós temos alunos que vieram para o curso especificamente para trabalhar a oralidade, que se relaciona em atividades como os musicais por exemplo. Além dela, a animação também é interessante, onde trabalhamos desde animação corporal, com máscaras, como também animação de fantoches ou de bonecos”, ressaltou.

As disciplinas trazem possibilidades de aprofundamento expressivo do corpo, da voz, da emoção e do intelecto com base no domínio técnico, expressivo, criativo e artístico da atuação cênica. Além disso, e de se construir como atores, os estudantes também aprendem sobre divulgação e marketing. “Não basta ter uma companhia, saber atuar, ter toda uma destreza de produção de cenário e não saber divulgar a companhia. Então nós temos uma disciplina só para isso, para ensinar os alunos a divulgarem seus trabalhos”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de agosto de 2019 às 13:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário