Engenharia Civil

Simpósio de Construção Industrializada inicia hoje na Universidade

Simpósio de Construção Industrializada inicia hoje na Universidade
Siconsi é organizado pelo curso de Engenharia Civil com apoio de entidades (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc vai ser um centro de debates de ideias e tendências na área de construção civil a partir desta segunda-feira (19/3), quando ocorre o 1º Siconsi (Simpósio de Construção Industrializada). Até quarta-feira (21/3), profissionais e pesquisadores renomados vão estar na Universidade para tratar dos novos processos construtivos, tecnologias e produtos para a construção industrializada em Santa Catarina e no Brasil. O Simpósio terá a participação de estudantes, professores, profissionais, estudiosos da área e lideranças da economia e da política.

O Siconsi é o primeiro evento do gênero realizado no Sul de Santa Catarina. É aberto ao público e as vagas para atividades como palestras e workshop são limitadas.

O evento contará com palestras com temas como “A Industrialização na Construção Civil”, “Inovação Tecnológica” e “Construção Enxuta (Just in Time)”. A programação prevê ainda workshops e visitas técnicas. Nomes como o do professor doutor Carlos Alberto Szucs (UFSC), do coordenador da Norma Brasileira de Wood Frame, Euclésio Manoel Finatti e da presidente executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Íria Lícia Oliva Doniak estão entre o dos palestrantes do Siconsi.

Segundo o coordenador de Engenharia Civil, Márcio Vito, é importante que profissionais da área se atualizem constantemente e as empresas, apostem em inovação. “É necessário investir em inovação e tecnologia para enfrentar as crises e o mercado competitivo. E não é necessário ser uma grande empresa para fazer. É possível incluir mudanças, mesmo pequenas, que já fazem a diferença. O Siconsi quer mostrar que há possibilidade de mudança nas diversas áreas da construção civil ”, comenta Vito.

A coordenadora do evento, professora do curso de Engenharia Civil, Elaine Guglielmi Pavei Antunes, o Simpósio possibilitará ainda que as empresas e os profissionais divulguem suas experiências e práticas na área de construção civil industrializada, além de permitir uma troca de experiências e um networking. “O Siconsi será importante para aproximação de diversas empresas e profissionais. Vai contribuir ainda com o desenvolvimento do conhecimento e utilização de novos processos”.

Realizado pelo curso de Engenharia Civil da Unesc, Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e GPDEEC (Grupo de Pesquisa em Desempenho de Estruturas e Construção Civil), o Simpósio tem o apoio ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Ascea (Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos), BPM Pré-Moldados, Mundo Steel e CREA/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina).

Informações e inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de março de 2018 às 10:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário