Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Mesa redonda abre a 14ª edição da Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos

Mesa redonda abre a 14ª edição da Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos
Evento segue até sábado com extensa programação na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse recebeu, na noite desta segunda-feira (3/6), a abertura oficial da 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos. A edição de 2019 conta com o tema: "Povos e Comunidades Tradicionais e a sua importância para a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade socioambiental", mesma temática levantada na mesa redonda que abriu o evento.

A solenidade de abertura da Semana contou com a presença da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônegodo presidente da Comissão do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes; da representante do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais), Patrícia de Aguiar Amaral; do professor Juliano Bittencourt Campos; do professor João Alberto Ramos Batanolli; e das lideranças comunitárias Maria Aparecida Ferreira e Maria Elizabeth da Rocha, de Imbituba.

Representando a organização do evento, Carlyle agradeceu a todos os que se envolveram ao longo dos últimos meses em prol da realização de mais uma edição da Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos. “A programação que montamos tomou proporções muito maiores do que imaginávamos e isso nos deixou muito felizes. Desejamos que todos sejam muito bem acolhidos e estejam conosco aproveitando tudo o que o evento terá a oferecer ao longo dos próximos dias”, destacou.

Para Fernanda, diretora que representou a reitoria da Universidade, o sentimento ao compor a mesa com tais colegas é de muita honra. “Me sinto realmente honrada em estar ao lado de vocês na abertura desse evento tão importante para a nossa Instituição. Nós precisamos nos envolver diretamente com assuntos que dizem respeito a essas comunidades tradicionais. Espero que todos nós possamos realmente fortalecer nossas ações de biodiversidade por meio do aprendizado que teremos com eles nesta semana”, salientou.

Abrindo a roda de conversa, João Batanolli destacou a importância dos grupos tradicionais, não apenas sob do ponto de vista da sua conservação em função de um caráter comunitário e de resistência de um jeito de ser. “Mas principalmente por representarem um jeito de saber que nós, autoproclamados desenvolvidos, precisamos urgentemente prestar atenção. Esses saberes representam para nós a possibilidade de sobrevivência em um sistema de desenvolvimento insustentável que criamos. Nós apenas sabemos desenvolver e transformar matéria rumo ao processo insustentável, predatório”, pontuou.

O momento, conforme o professor, é de reflexão profunda e aprendizado. “Está na hora de nós, com a cabeça cheia de teorias e letrinhas, fazermos uma autocrítica profunda, sincera, a respeito de para onde vamos com o nosso jeito de ser. Está na hora, indubitavelmente, de questionarmos o que realmente aquece o nosso coração, o que nos faz feliz e dá sentido à vida humana, à organização social, ao ser e ao fazer”, questionou.

A programação da Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos segue até sábado (8/6). Confira aqui a agenda completa de atividades.


Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de junho de 2019 às 21:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário