Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Alunos da região têm contato com o universo da Arqueologia na Unesc

Alunos da região têm contato com o universo da Arqueologia na Unesc
Workshop ocorre durante Semana de Ciência e Tecnologia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Eu achei que era de verdade, até meu amigo abrir a tampa. Foi muito legal escavar e conhecer como os arqueólogos trabalham”, afirmou o aluno do segundo ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Vinícius Martins, de 8 anos, segurando a réplica de um crânio humano que encontrou durante a oficina de escavação no 3º Workshop de Arqueologia, nesta terça-feira (23/10). O menino é aluno do Colégio Unesc e junto com os colegas do Programa (Com)Vivendo na Escola, participou das oficinas realizadas dentro da programação da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade.

A professora do (Com)Vivendo na Escola, Elaine Marim, afirma que o workshop oportunizou novos conhecimentos aos estudantes. “A proposta do programa é oferecer atividades e oficinas no contra turno dos alunos de 6 a 10 anos do Colégio Unesc e não poderíamos deixar de participar das oficinas de Arqueologia. Os alunos adoraram e com certeza absorveram novos conhecimentos”.

Ainda nesta terça-feira, alunos do oitavo e nono ano da Escola Municipal Prefeito Luiz Pelegrini, de Meleiro, participaram do workshop. A atividade ocorre até quinta-feira (25/10) e receberá cerca de 400 alunos de escolas da Amrec e Amesc para oficinas de pintura e de escavação, além de uma conversa sobre o trabalho do arqueólogo e sobre as populações indígenas.

A iniciativa é do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território, vinculados ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).

Em 2018, junto das informações sobre a população Guarani e Xokleng e sobre os sambaquis, foi acrescentado o material sobre “Arqueologia e as Comunidades Tradicionais”, abrangendo os quilombolas e os pescadores.

O 3º Workshop de Arqueologia ocorrerá das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Os interessados podem agendar as visitas pelo telefone (48) 99863-0390, com Giovana Cadorin.


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2018 às 14:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário