Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Pesquisadores do LAPIS participam de evento de Arqueologia no Paraná

Pesquisadores do LAPIS participam de evento de Arqueologia no Paraná
Evento contou com simpósios, mesas redondas e conferências apresentações orais e pôsteres (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), ligado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, participaram do 11º Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que ocorreu de segunda a quinta-feira (08/10 a 11/10) na UFPR (Universidade Federal do Paraná), em Curitiba, e teve como tema “Arqueologia, ação e coletividades”.

O encontro da SAB-Sul (Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul) ocorre bienalmente e tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados na área da Arqueologia, atuando como espaço de divulgação de resultados, comunicação de trabalhos em andamento, propostas e discussões teóricas e metodológicas.

De acordo com o coordenador do Lapis, Juliano Bitencourt Campos, o encontro é um momento de promoção e difusão dos resultados das pesquisas, das ações de salvaguarda e de difusão do conhecimento em torno do patrimônio arqueológico. “A partir do tema, objetiva-se discutir não apenas as mais recentes pesquisas arqueológicas na região sul do Brasil e suas conexões, mas colocar em pauta questões relacionadas à profissionalização, à formação e à ética dos profissionais, o diálogo com a sociedade, os avanços em termos de métodos e técnicas e os resultados obtidos com as pesquisas”, comenta.

Além disso, o encontro também serviu para o compartilhamento de conhecimento. “De pensar a ciência arqueológica de forma colaborativa, em maior interação entre os processos educativos, culturais e científicos, articulando de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão”, acrescenta.

O evento contou com simpósios, mesas redondas e conferências, apresentações orais e pôsteres. Entre as mesas redondas, esteve a do coordenador, em parceria com dra. Neli Terezinha Galarce Machado (Univates), mediada pela dra. Dione da Rocha Bandeira (Univille).

Além disso, o evento contou com trabalhos apresentados por pesquisadores da Unesc:  “As famílias botânicas no Cotidiano Guarani”, de Giovana Cadorin Votre, Francisco Silva Noelli, Marcos Cesar Pereira Santos, Diego Pavei e Juliano Bitencourt Campos. “Zooarqueologia do Sambaqui Lagoa dos Freitas (SC-ARA-030): dados preliminares”, de Diego Dias Pavei, Caroline Borges, Marcos Cesar Pereira Santos e Juliano Bitencourt Campos. “Contribuição da geoarqueologia para o estudo de sítios antigos da área da Volta Grande, Alto Rio Uruguai, Sul do Brasil: morfoestratigrafia, geocronologia e sequência arqueológica da Foz do Rio Chapecó”, de Marcos César Pereira Santos, Mirian Carbonera e Antoine Lourdeau.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de outubro de 2018 às 20:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário