Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Talento Ceusa: Estudantes de Design apresentam projetos com base na arte rupestre

Talento Ceusa: Estudantes de Design apresentam projetos com base na arte rupestre
Encontro ocorreu na noite desta segunda-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Os alunos da sexta fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc apresentaram na noite desta segunda-feira (2/7) produtos de cerâmica desenvolvidos para o concurso Talento Ceusa 2018. Divididos em grupos, os estudantes desenvolveram peças com base em uma pesquisa sobre a arte rupestre. O projeto vencedor permitirá ao grupo de autores visitar a Feira Revestir 2018, em São Paulo, e um estágio remunerado na empresa de três a seis meses. O resultado será divulgado em agosto deste ano.

Para a criação do produto, os alunos participaram de ações para a construção de suas ideias, com encontros junto ao Setor de Arqueologia da Universidade, por meio do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), além de visitar a Toca do Tatu, em Timbé do Sul. A arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre.

Segundo o coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth, o projeto criou uma proporção maior, com a temática partido da Unesc, envolvendo empresas e prefeituras. “Nós queríamos uma referência forte com elementos do Sul de Santa Catarina. Dentro deste contexto, os projetos estão associadas questões culturais, históricas e turísticas, com uma construção de conteúdo diferenciado”, comentou.

A estudante Karen Alves Vieira conta que a experiência tem sido transformadora. “Já iniciamos de uma forma bem interessante, pesquisando pinturas e marcas rupestres. Foi a partir disso que nós desenvolvemos o nosso produto para a Ceusa, uma empresa que é referência no mercado de cerâmica da região. Então para nós, ter a oportunidade de nos aproximar e concorrer a um estágio em uma das maiores empresas do Brasil, é muito interessante”, ressaltou.

O Diretor Presidente da Ceusa Revestimentos Cerâmicos, Gilmar Menegon, comentou que para a empresa é um ganho muito grande atuar junto à Unesc. “Esse projeto é fundamental para nós, a Unesc dá a oportunidade para a nossa empresa conhecer os futuros profissionais da área. A empresa cresceu nos últimos oito anos 160% sem aumentar a capacidade produtiva, só investindo em inovação, na qualidade dos produtos, e principalmente no Design”, sublinhou.

Saiba mais

O Talento Ceusa é uma parceria entre o curso de Design da Unesc e a Ceusa Revestimentos Cerâmicos, de Urussanga, desenvolvido desde 2014. O concurso desafia acadêmicos a criar revestimentos cerâmicos com design inovador.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de julho de 2018 às 21:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário