Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Unesc presente no Congresso Internacional de Arqueologia da Bacia do Prata

Unesc presente no Congresso Internacional de Arqueologia da Bacia do Prata
Encontro ocorre até esta quinta-feira na Unisinos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Pesquisadores da Unesc estão presentes na terceira edição do Congresso Internacional de Arqueologia da Bacia do Prata, que ocorre até esta quinta-feira (26/4), na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, no campus da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).

No evento, pesquisadores LAPIS (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) do PPGCA (Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais) apresentam quatro trabalhos, sendo dois deles em parceria com pesquisadores do Departamento de Pré-História do Museu de História Natural da França e do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina.

O  Congresso Internacional de Arqueologia da Bacia do Prata é um evento acadêmico idealizado para reunir profissionais e estudantes de diferentes países da Bacia do Prata que pesquisam temas em comum, tanto sob o ponto de vista teórico, como empírico e metodológico.

O primeiro evento, ocorrido entre 11 e 16 de abril de 2011, em Buenos Aires, Argentina, representou o marco inicial dessa integração, contando com cerca de 400 colegas inscritos. Já a segunda edição, que ocorreu entre 7 e 11 de abril de 2014, na cidade de San José de Mayo, no Uruguai, com um número ainda maior de profissionais e estudantes, consolidou o congressocomo um dos mais importantes e reconhecidos fóruns de integração regional da arqueologia sul-americana.

A programação contou com conferências, mesas-redondas, simpósios com apresentação de trabalhos científicos. Saiba mais (Clique aqui) http://www.anchietano.unisinos.br/IIICAP/ 

Trabalhos apresentados

“Povoamento Antigo do Alto Rio Uruguai: Novos dados da Região de Foz do Chapecó (Santa Catarina e Rio Grande do Sul)”.
Autores: Antoine Lourdeau, Mirian Carbonera, Marcos César Pereira Santos, Christine Hatté, Michel Fontugne, Lívia de Oliveira e Lucas, Amélie Da Costa, Juliana Betarello, Giulia Marciani, Cécile Foucher, Sirlei Hoeltz, Sibeli Viana, William Zanete Bertolini, Francieli Kuczkovski, Pierluigi Rosina, Ana Lúcia Herberts, Diego Pavei, Adriana Schuster, Gisele Lima, Juliano Bitencourt Campos.

"A Ocupação Guarani no Sítio Uruguai 1 (RS-URG-01): Análises Preliminares”
Autores: Mirian Carbonera, Vanessa Barrios Quintana, Marcos César Pereira Santos, Antoine Lourdeau, Francisco Serafim Monteiro da Silva, Jéssica Pedroso, Ana Lucia Herberts, Pierliugi Rosina, Juliano Bitencourt Campos.

“ A Importância das Famílias Botânicas na Sistemática e no Cotidiano Guarani”
Autores: Francisco Silva Noelli, Giovana Cadorin Votre, Marcos César Pereira Santos, Diego Dias Pavei, Juliano Bitencourt Campos.

“ O Inventário Botânico Guarani no Projeto AERUM – Litoral Sul-Catarinense”
Autores: Giovana Cadorin Votre, Francisco Silva Noelli, Marcos César Pereira Santos, Diego Dias Pavei, Juliano Bitencourt Campos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2018 às 20:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário