Engenharia de Materiais

Unesc e Ceusa Revestimentos Cerâmicos juntas pela inovação

Unesc e Ceusa Revestimentos Cerâmicos juntas pela inovação
Pesquisadores da Universidade estão revolucionando o mercado (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O curso de Engenharia de Materiais da Unesc vem se consolidado no desenvolvimento de projetos e na inovação. Sua excelência é comprovada pela busca constante de empresas em firmar parcerias com a graduação. Um destes bons exemplos, é a iniciativa da empresa Ceusa, que investiu na estrutura e nos pesquisadores da Universidade para desenvolver seu novo produto.

Com o foco na alta qualidade e na durabilidade, a pesquisa está sendo desenvolvida pelos professores Júlio Alexandre Teixeira, Adriano Bernardin, Estevam Grosch Tavares e pela acadêmica Gecica Cardoso Bellettini no I-parque (Parque Cientifico e Tecnológico), e pode revolucionar o mercado de produtos cerâmicos.

A ideia inicial do projeto é estudar, por meio de ondas de impacto, como tornar o produto cerâmico mais leve, resistente, durável e também tornar construções de imóveis e reformas mais baratas e mais rápidas. “Com a utilização desta nova técnica não será necessário utilizar grandes quantidades de matérias primas. O processo de construção ficará mais rápido e o custo mais acessível, sem perder a qualidade”, destaca Bernardin.

O processo de pesquisa está em estágio de finalização e será entregue a Ceusa para avaliação e possível desenvolvimento. “Os últimos dados foram gerados e coletados. O próximo passo é apresenta-los e esperar o feedback. Em breve podemos ter um produto revolucionário no mercado, agregando qualidade, durabilidade e dando confiança de que o consumidor está adquirindo um produto diferenciado”, explica Tavares.

Estrutura

O desenvolvimento da pesquisa está sendo realizado nos laboratórios do curso de Engenharia de Materiais do I-parque. Com uma estrutura preparada para realizar experimentos práticos, o curso fomenta em suas disciplinas a profissionalização, a pesquisa e a inovação.

Conheça o I-parque

Alguns dos diferenciais da Unesc são encontrados nos laboratórioss do I-parque, o Parque Cientifico e Tecnológico da Instituição, que é referência nacional ensino e tecnologia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de setembro de 2018 às 17:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário