Engenharia de Materiais

Unesc discute mestrado em parceria com instituto politécnico de Portugal

Unesc discute mestrado em parceria com instituto politécnico de Portugal
Possibilidade que envolve atenção especial à internacionalização foi discutida e alinhavada em visita especial do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em 20 dias de missão de trabalho em Portugal o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, realizou intenso trabalho de aproximação da universidade com instituições de ensino do país visitado. Entre as principais conquistas do professor ao longo dos contatos esteve o encaminhamento para a abertura de um mestrado em conjunto entre a Unesc e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). A missão faz parte de trabalho voltado à internacionalização com a intenção de abrir portas para mobilidade acadêmica, cursos em conjunto, interação em empresas e incubadoras e discussão de novos projetos.

Conforme o diretor, a aproximação inicial se deu por conta da orientação de um aluno de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com participação da Unesc. “É um egresso da Unesc que fez mestrado conosco e que acompanho também nesse doutorado. Com ele, pude conhecer o instituto, fazer as orientações do projeto e ainda identificar a oportunidade de um mestrado em conjunto, ideia que foi muito bem recebida”, explica.

Montedo chegou há poucos dias da missão e aguarda os encaminhamentos das conversas realizadas na viagem para tornar realidade as propostas delineadas. “Eles ficaram de nos mandar o projeto do mestrado para análises da nossa universidade. Pelas conversas realizadas, a intenção é de que seja estabelecido um cronograma com um semestre de aula na Unesc, um semestre no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, outro para a parte prática e os seis meses finais para defesa da dissertação também aqui”, afirma.

Colaboração técnico-científica

Durante o período em Portugal o diretor formalizou também a assinatura de um convênio com Universidade de Aveiro (UA). Trata-se de um amplo projeto de colaboração técnico-científica que já vinha sendo discutido há aproximadamente um ano e foi oficializado com a presença do professor na universidade com o contrato já em mãos.

Novos contatos

Além dos já encaminhados projetos com as universidades de Viana do Castelo e Aveiro, o professor Oscar Montedo realizou contato ainda com o Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra. Ele foi recebido por dois investigadores do Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais da instituição, que se mostraram interessados em estabelecer acordos de cooperação estratégicos com a Unesc.

De acordo com Montedo, o principal foco da conversa foi voltado à possibilidade de projetos com a Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios). “Poderemos atuar com a ligação de empresas daqui que queiram fazer negócios com organizações de Portugal a partir de interesses conjuntos. Assim poderemos auxiliar nesse processo que deve ser benéfico para todos os lados”, comenta.

Recepção de Câmara de Vereadores

Em sua passagem por Portugal o diretor Oscar Montedo foi recebido ainda pela Câmara de Vereadores da cidade de Condeixa-a-Nova. Na oportunidade, o representante da Unesc participou de ato solene e conversas com o objetivo de estabelecer futuros acordos institucionais de cooperação estratégica e avaliar potenciais oportunidades e sinergias comerciais, especialmente relacionados à cerâmica e ao potencial do Sul de Santa Catarina no setor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de agosto de 2018 às 16:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário