Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

14º CONEA - Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura

Nos dias 24 a 27 de novembro de 2020 foi realizado o 14º CONEA – Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura, coordenado pela Federação Nacional de Engenheiros Agrimensores FENEA, juntamente com a Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores – ACEAG e o Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC. Pela terceira vez o Evento teve como sede o Estado de Santa Catarina e, pela primeira vez foi realizado de forma virtual, usando a plataforma do Google Meet e do Youtube. Com o tema central “A Agrimensura Legal no Cadastro Territorial “, o CONEA teve como objetivo, reunir profissionais, professores, acadêmicos e pesquisadores da área, mas também de trazer para discussão temas atuais, de interesse da modalidade, e que são importantes para a sociedade e para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Foram 362 inscritos, com submissão de 36 artigos técnicos e científicos, dos quais 34 foram aprovados. A 14ª edição do evento iniciou com a conferência de abertura intitulada “O Cadastro Territorial é Essencial para a Governança de Terras”, com o professor Bastiaan Philip Reydon. Nos dias 25, 26 e 27, no período vespertino foram apresentados os artigos, em um formato inovador, que permitiu a interação e discussão dos autores com os congressistas. A noite ocorreram mesas temáticas em áreas de interesse da modalidade e permitindo a participação dos presentes com os temas que seguem:

No dia 25 o Cadastro Territorial e Rede de Referência Cadastral Municipal

No dia 26 Formação Profissional e o Sistema CONFEA/CREA

No dia 27 O Engenheiro Agrimensor na Administração Municipal.

Na avaliação da coordenação, o evento cumpriu seu objetivo de reunir mesmo de forma virtual os profissionais da área e discutir temas de grande interesse para modalidade, permitindo a interação entre palestrantes e congressistas e fomentando a interlocução de conhecimentos. O evento, realizado na forma virtual possibilitou a participação de interessados de todo o país, na modalidade de ouvinte, ou como autores de artigos e a presença de renomados conferencistas e exímios conhecedores dos temas em debate. As inquietações que ficaram, com certeza se transformarão em desafios que contribuirão para enriquecer as pesquisas e os debates em busca de soluções inovadoras.

Link com as palestras do Evento:

https://drive.google.com/drive/folders/1kTODXBeOoNJFHsV1sVCa8vavi9O44Un3?usp=sharing

11 de dezembro de 2020 às 14:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário