Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Paulo Alvim abre Primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Paulo Alvim abre Primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia destacou a importância da cooperação e da atitude frente ao novo cenário (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Sob os olhares de mais de dois mil espectadores foi aberta, na noite desta segunda-feira (20/7), a primeira edição da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc. Essa foi a primeira atividade da semana, que seguirá com extensa programação voltada aos acadêmicos dos cursos de engenharia e tecnologia, assim como à comunidade externa. Para abrir as conferências virtuais que marcarão o evento o convidado foi o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim.

Dentro da temática geral do evento desenhada como “Inovação para um novo mundo”, Alvim tratou sobre o “Papel das áreas tecnológicas pós-pandemia”. Em sua fala, Paulo destacou a importância da cooperação e da atitude frente ao novo cenário que se apresenta e o importante diferencial de tais fatores na forma como o país e o mundo todo irão superar a situação. “Dessa forma, parabenizo pela iniciativa de promover um evento como esse, que integra e congrega o esforço de ciência, engenharia, tecnologia, artes, matemáticas e design. Agradeço pela iniciativa de estar discutindo de forma integrada, o que exige o momento atual, um trabalho em sintonia e em rede”, salientou.

Conforme Alvim, esse é, mais do que nunca, o momento de usar a vanguarda do conhecimento para o bem comum. “Os grandes momentos de evolução vieram pós-guerra e pós endemias. Assim como sempre foi na história, agora, após essa endemia, que é uma guerra invisível, caminharemos em um mundo diferente, mais integrado, mais coletivo e melhor. Diante disso, precisaremos estar à frente desse novo mundo no qual ciência tecnologia e inovação terão lugares diferenciados, contribuindo ainda mais para a solução dos problemas, criando novas soluções”, destacou o Secretário.

Ao ouvir as opiniões e percepções do conferencista, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a oportunidade de mais uma vez contar com o compartilhamento de conhecimento por parte de Paulo, profissional da área da engenharia com grande bagagem e que conhece não só o Sul de Santa Catarina, mas também a Unesc e seus diferenciais. “É um prazer contar com sua participação e sua visão de longo alcance”, acrescentou.

Protagonismo estudantil

Preparado em sua grande maioria por meio de acadêmicos e lideranças estudantis, a Jornada Acadêmica de Tecnologia, para a reitora, é mais uma prova real do protagonismo estudantil na Universidade. "Vocês, estudantes, protagonizaram a possibilidade de integrarem-se em nome de um objetivo comum. Em nome do acadêmico Douglas Lessa, líder da comissão organizadora, estendo meus agradecimentos a todos os estudantes. Que orgulho e que admiração por este grupo e pela articulação e protagonismo que desempenham. Vocês representam muito bem nossa Unesc, seu caráter comunitário e sua história”, pontuou.

Compartilhamento de conhecimentos

O evento reúne acadêmicos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Design de Moda, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Jogos Digitais.

Nesta terça-feira já às 9h a Jornada receberá a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Gianna Sagazio, para tratar sobre a Inovação nas Áreas Tecnológicas.

Integram ainda os grandes nomes que participarão do evento ao longo de toda a semana o CEO e fundador da Brasil ao Cubo, Ricardo Mateus; o diretor Corporativo e de Relações Humanas da Visto Sistemas e presidente do Conselho Deliberativo da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Daniel Leipnitz e do professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Grupo de Pesquisa em Biodesign e Artefatos Industriais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Amilton Arruda.

O vídeo com a palestra completa pode ser acesso no Canal Unesc TV no Youtube. Confira abaixo:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2020 às 22:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário