Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Engenharia de Agrimensura: Mercado aquecido para profissionais da área

Engenharia de Agrimensura: Mercado aquecido para profissionais da área
Mais imagens

O homem sempre teve necessidade de ter medidas para controlar espaços e projetar obras. E desde antes de Cristo, sem tecnologia alguma, o sistema de medidas auxiliou o homem. Usando apenas suas observações e geometria básica, o grego Eratóstenes, que viveu há mais de 2.200 anos, calculou a medida da circunferência da Terra. Hoje, com a tecnologia, as áreas de Agrimensura e de Cartografia caminham em uma velocidade muito rápida. “Saímos do período sem tecnologia nenhuma para um cenário em que os satélites encaminham informações, temos o Vant (Veículo aéreo não tripulado), drones e o auxílio de equipamentos cada vez mais modernos e precisos”, comenta o coordenador do curso, Vanildo Rodrigues. A aerofotogrametria é a tecnologia mais usada em mapeamento de grandes áreas, pelo fato de apresentar produtos precisos a custos relativamente baixos. Com o advento dos drones, foi possível mapear áreas menores com um custo ainda mais baixo, de forma mais fácil e ágil, pois esta tecnologia exige menos profissionais em campo e menor risco durante o levantamento.

O engenheiro agrimensor pode trabalhar com sistema de posicionamento global por satélites, novas tecnologias de imageamento com veículos aéreos não tripulados, utilizando a fotogrametria, sensoriamento remoto, topografia, cartografia e geoprocessamento.

https://youtu.be/ldIq0vzP0nI


Na Unesc, o estudante pode contar com a tradição de um curso com 44 anos de vida – único no Estado – e que já formou engenheiros agrimensores que atuam em todo o país e até no exterior, e que realiza a formação acadêmica com o auxílio de professores mestres e doutores em sua maioria, utilizando a estrutura da maior universidade da região. São salas de aula, laboratórios com equipamentos modernos, a maior biblioteca da região e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) onde os alunos podem desenvolver aulas práticas, utilizar os espaços de aprendizagem e fazer estágio.
Segundo o coordenador adjunto de Engenharia de Agrimensura da Unesc, Hugo Schwalm, ao longo do curso, o estudante pode participar de projetos, mesmo de forma voluntária ou estágio no Iparque e em prefeituras, atuando em diversos setores, como cadastramento e obras. Ele destaca ainda as oportunidades que a própria Unesc dá aos profissionais formados por ela. “Muitos dos nossos professores começaram sua história com a Universidade na graduação em Engenharia de Agrimensura e depois deram continuidade a sua formação e retornaram como professores, colaborando para a formação de novos profissionais”, conta Schwalm.

Profissional em alta no mercado
O mercado procura cada vez mais o profissional de Engenharia de Agrimensura, que pode atuar como profissional autônomo e em escritórios de prestação de serviços, em empresas de engenharia, terraplenagem, telecomunicações, eletrificação, aerolevantamentos, construção civil, instituições de ensino, prefeituras, órgãos públicos como Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Forças Armadas.


Engenharia de Agrimensura: Mercado aquecido para profissionais da área  

Atualmente, outra possibilidade para os engenheiros agrimensores é o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, com oportunidade em todo o Brasil. Este projeto tem convênio com a Receita Federal para monitorar as propriedades e será feito em parceria com o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
“O mercado de trabalho é amplo e está em alta, sendo que praticamente 100% dos formados na Unesc estão trabalhando na área. O engenheiro agrimensor que quer trabalhar tem emprego garantido. E trabalhar no que gosta vale muito. Ele tem diversas possibilidades de trabalho, seja em uma empresa ou prestando consultoria ou compondo equipes multiprofissionais em grandes obras em diversos municípios”, afirma
Rodrigues.
 

Milena Nandi - AICOM - Assessoria de Imprensa Comunicação e Marketing Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de julho de 2019 às 17:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário