Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Tarde de Campo: Curso Engenharia de Agrimensura

O Curso de Engenharia de Agrimensura da UNESC, organizou uma integração para discutir a inovação tecnológica envolvendo as ciências de mapeamento cartográfico, topográfico e aerofogrametrico. 

O evento ocorreu no dia 29/03/2019, e contou com a presença dos acadêmicos de Engenharia de Agrimensura, que puderam associar o conhecimento adquirido em aula, com a prática e conhecimento dos profissionais que atuam na área de Engenharia.

A Empresa Pegesul Geotecnologias através do Engenheiro Agrimensor Gean Pavei e do acadêmico Rafael Gerber, apresentaram a estação total robótica que captura distâncias e ângulos, seguindo automaticamente o prisma, também com ela é possível fazer locação de obras civis com maior agilidade e precisão.

Outro equipamento utilizado foi o GNSS, que possibilitou checagem dos pontos levantados pela estação total e através da junção dos dados dos dois equipamentos foi possível realizar locação de alta precisão, bem como ajustamento e correção do posicionamento de cada ponto.

Ainda foi demonstrado o RPA de Asa Fixa e Drone Multirotor que são equipamentos para mapeamento, monitoramento e geração de produtos destinados aos mais diversos ramos de atividade, tendo possibilidade de voo automatizados, através de softwares de gerenciamento como também guiados pelo operador.

Vanildo Rodrigues

Hugo Schwalm

12 de abril de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente

Deixe um comentário