Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Aula Inaugural

Um momento para refletir sobre as mudanças propostas na formação profissional. Estudantes do curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc participaram da aula inaugural nesta quinta-feira (15/3). Com o tema “Resolução nº 1.073, de 19 de abril de 2016, regulamenta a atribuição de títulos, atividade e competência e campo de atuação profissional”, os acadêmicos puderam trocar experiências com o Engenheiro Agrimensor Carlos Antônio Oliveira Viera, formado pela universidade federal de Viçosa-MG, Professor associado da UFSC, Coordenador da câmara especializada da Geologia, Minas e Agrimensura. Crea – SC.

O coordenador do curso, Vanildo Rodrigues, deu as boas-vindas aos estudantes. Falou do importante momento que estamos passando em que o aluno pode ter uma formação mínima na sua área de atuação e com a orientação do curso poderá ampliar seu campo.

Segundo Carlos Viera, o sistema Confea/Crea com esta resolução deixa maior flexibilidade para que o aluno possa escolher a suplementação curricular, escolhendo disciplinas durante a formação da graduação, disciplinas que aprofundem o conhecimento em determinada área. Art. 3º Para efeito da atribuição de atividades, de competências e de campos de atuação profissionais para os diplomados no âmbito das profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea, consideram-se os níveis de formação profissional, a saber:​

I – Formação de técnico de nível médio;

II – Especialização para técnico de nível médio;

III – Superior de graduação tecnológica;

IV – Superior de graduação plena ou bacharelado;

V – Pós-graduação lato sensu (especialização);

VI – Pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado);

VII – Sequencial de formação específica por campo de saber

Com um mercado de trabalho amplo da engenharia de agrimensura, portanto a escolha deve ser em escolas ou instituições reconhecidas pelo MEC.

16 de março de 2018 às 15:18
Compartilhar