Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Núcleo PEIEX Criciúma comemora um ano de atuação

Núcleo PEIEX Criciúma comemora um ano de atuação
Mais imagens

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), tem como objetivo qualificar as empresas para que possam iniciar seu processo de exportação de forma planejada e segura. Comemorando um ano de atuação no Sul de Santa Catarina na data de hoje (30.07.2020), a Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC é a instituição executora do programa na região, com a meta de qualificar para exportação 100 empresas até 2021.

Para a operacionalização do programa foi implantado o Núcleo Operacional PEIEX Criciúma, sob a coordenação geral do Prof. Msc. Júlio César Zilli. Também fazem parte da equipe um monitor (Prof. Valdir Scarduelli Neto), quatro técnicos extensionistas (Janini Cunha de Borba, Fenando Locks Machado, Lucas Lima Pereira e Deivson Althaus) e dois apoios técnicos (Steicy Lopes Martins e Marielen Rocha Vieira). Toda a equipe também faz parte do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – GENINT.

Após um ano de trabalho, o programa foi apresentado para mais de 130 empresas do Sul catarinense. Atualmente estão nucleadas 74 empresas representando 17 setores da economia regional (têxtil, plástico, alimentos, bebidas, calçados, construção civil, moda, tecnologia, máquinas e equipamentos, indústria gráfica/metalurgia/química/cerâmica, instrumentos musicais, decoração e moveleiro). Na Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL) o Núcleo atende 7 empresas em 6 municípios, 47 empresas em 11 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e 17 empresas em 10 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC).  

Além do trabalho in-company desenvolvido pelos técnicos extensionistas e com o objetivo de aproximar os empresários e promover a integração de diversos stakeholders presentes no contexto do comércio exterior, foram oferecidas 11 qualificações coletivas (8 presenciais e 3 remotas) com profissionais especialistas em marcas e patentes, marketing internacional, design de produtos, mercado latino-americano, logística internacional, branding e posicionamento de marca, Exporta Fácil, dentre outros temas relevantes para a internacionalização das empresas.

Todo o processo de qualificação proporcionou que 10 empresas nucleadas ao programa iniciassem suas exportações para países como os EUA, México, Colômbia, Venezuela, Paraguai, Chile, Uruguai, Inglaterra, Bélgica, Portugal e Angola. Além disso, as empresas foram encaminhadas para projetos setoriais como Wines of Brazil (setor de vinhos), Brazilian Rice (setor de arroz), TEXBRASIL (setor têxtil), Ceramics of Brazil (setor cerâmico) e 12 outros projetos ligados aos diversos setores da economia nacional.

Também faz parte do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma, um Comitê Consultivo formado por representantes da Apex-Brasil e UNESC, bem como de instituições como FIESC, SEBRAE, SENAI, Banco do Brasil, Correios e Associações Comerciais dos municípios de Tubarão, Içara, Criciúma e Araranguá.

Ainda durante a semana de aniversário, o Núcleo PEIEX Criciúma esteve presente nas principais rádios da região (Rádio Eldorado – Programa Tudo a Ver; Rádio Som Maior – Programa 60 minutos; Rádio Massa – Programa Microfone Aberto e Rádio Cidade em Dia – Programa A Casa é Sua) acompanhado pelas empresas nucleadas Santa Rita Pinceis e Innpro, socializando os principais resultados.

Mais informações sobre a atuação do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma e as formas de participar podem ser obtidas por meio do site www.unesc.net/peiex, no e-mail: peiex.criciuma@unesc.net, ou pelo telefone 48 3431-4516. Nas redes sociais (Instagram e Facebook) também é possível encontrar os perfis e acompanhar os trabalhos da equipe.

30 de julho de 2020 às 11:29
Compartilhar Comente

Deixe um comentário