Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Primeiro dia de diálogos entre extensionistas da Unesc e Apex-Brasil

Primeiro dia de diálogos entre extensionistas da Unesc e Apex-Brasil
Convênio atuará na inserção internacional de empresas do Sul catarinense (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A terça-feira (30/7) foi marcada pelo primeiro dia de preparação da equipe que atuará no convênio entre Unesc e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Os extensionistas dialogaram com o analista da Agência, Ulisses Medeiros Junior, e conheceram a metodologia da Agência para qualificar empresas para exportar. A iniciativa trará para a Universidade um núcleo operacional do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), pela primeira vez no Sul de Santa Catarina.

Medeiros destaca que a inserção na região, em parceria com a Universidade, cumpre com o objetivo do projeto. “O Peiex leva conhecimento técnico para qualificação das empresas que tenham interesse na exportação” afirma.

A parceria foi pensada desde 2015 dentro do Genint (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais), liderado pelo professor Júlio Cesar Zilli, que coordenará o núcleo na Instituição.

Equipe escolhida

A equipe que atuará no Peiex será composta pelo coordenador, Zilli; o monitor, Valdir Scarduelli Neto, que fará o acompanhamento operacional no dia a dia do núcleo; os técnicos extensionistas, Fernando Locks Machado, Deivson Althaus, Lucas Lima Pereira e Janini Cunha de Borba, que atuarão no contato direto com as empresas; e as apoiadoras técnicas Marielen Rocha Vieira e Steicy Lopes Martins, que realizaram trabalhos de base no núcleo.

O Programa contempla egressos e acadêmicos dos cursos de graduação em Administração-Habilitação em Comércio Exterior e Ciências Econômicas, da pós-graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e também do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico). A escolha da equipe foi realizada por meio de um processo seletivo, com avaliação e entrevista.

Imersão no mercado internacional

A meta do trabalho conjunto, com lançamento oficial previsto para acontecer entre outubro e novembro, é qualificar 100 empresas para acesso ao mercado internacional. A Universidade disponibilizará a expertise presente em seu campus e sua estrutura. A Apex-Brasil contribuirá com o investimento e sua metodologia.

Zilli, professor da Universidade, explica que a iniciativa funcionará com a atuação da equipe de extensionistas em um maior foco para pequenas e médias empresas. Eles estarão em contato com o mercado, para estudá-lo e reconhecer o potencial exportador. “Para se fazer presente de forma competitiva no cenário internacional as empresas necessitam ter uma gestão inovadora e um produto exportável. Será uma inserção nas potencialidades da região Sul catarinense, compreendendo suas demandas, com um trabalho voltado para a qualificação para exportação”, esclarece.

Sobre o Peiex

O Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre à comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de agosto de 2019 às 13:06
Compartilhar Comente

Deixe um comentário