Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas

Alunos do Colégio Unesc têm experiência como autores de obras literárias

Alunos do Colégio Unesc têm experiência como autores de obras literárias
Ação faz parte do projeto (Re) Conectando Leituras e aborda temáticas diferentes em cada turma (Fotos: Mayara Cardoso/ Divulgação) Mais imagens

Os pequenos estudantes de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc terão obras publicadas para chamar de suas. Eles estão trabalhando no projeto (Re) Conectando Leituras, proposta iniciada após o período de aulas remotas com foco no estímulo à leitura e à escrita e que terá como resultado um livro publicado com a história escrita por cada um dos alunos. A temática das obras é diferente em todas as turmas e aborda o gênero e o assunto escolhidos pelos grupos sob comando dos professores regentes.

O projeto, conforme a coordenadora dos Anos Iniciais do Colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos, tem o propósito de estimular a leitura e a escrita por meio de atividades que envolvam diferentes habilidades, sejam elas artísticas, literárias ou corporais que visem despertar no aluno o seu potencial cognitivo, criativo e literário. “A meta é qualificar leitura e escrita e nada melhor para esse estímulo que proporcionar que eles sejam os autores dos seus próprios livros. Para isso, o Colégio Unesc fez uma parceria com a Estante Mágica, que já atendeu mais de quatro mil escolas, culminando com a produção individual das obras”, explica.

Os enredos construídos pelas crianças envolvem os temas Contos de Fadas Modernos, Eu e o Outro, Brincadeiras Indígenas, Refugiados e O Lixo, assuntos abordados de diferentes formas em sala de aula. “Semanalmente a escrita, a ilustração e a biografia têm sido realizadas e aprimoradas com o olhar do próprio estudante, da professora e com a parceria das famílias que têm se envolvido entusiasmadas com a construção. O enredo da obra é de autoria de cada criança, construído durante as aulas a partir do gênero textual estudado e pesquisas sobre a temática proposta pela turma”, completa Wânia.

No 3º ano, por exemplo, no qual o assunto dos livros envolverá as brincadeiras da tradição indígena, a turma recebeu, de forma virtual, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, integrante da Comunidade Guarani, de Imaruí, Fabiano Alves, e do pesquisador Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) professor do PPGCA, Juliano Bitencourt Campos, integrantes do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

Na tarde de conversas os pequenos tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao convidado e ver de perto alguns dos objetos e brinquedos produzidos na aldeia. Para a professora da turma, Vanuza Martinello Rocha, essa foi uma forma excepcional de fazer com que eles se envolvessem diretamente com o tema. “Quando conhecemos algo de perto nós aprendemos, entendemos e respeitamos”, comentou.

Nas outras turmas a empolgação com a escrita do primeiro livro também é evidente. No segundo ano, nas aulas da professora Gladis Gisele, o assunto em pauta é “Eu e o Outro”. Por lá, os alunos não veem a hora de estar com a obra em mãos. “Eu estou gostando muito e animado para ver como vai ficar o livro pronto”, comprova o pequeno Enzo Ambrosio.

Para a aluna Ayla Fernandes Moreira, além de interessante estar escrevendo a história, o projeto está ajudando no aprimoramento do traçado da escrita. “Estou gostando muito. Eu mesma estou criando e usando minha criatividade”, comenta também Gabriely Mendes Abatti.

Todo o trabalho de desenvolvimento do livro, que para a estudante Maria Luiza Alves Lage Pinto também está auxiliando no aprendizado sobre pontuação, por exemplo, será coroado com uma noite de autógrafos, na qual os pequenos autores receberão seus exemplares.

Além do exemplar entregue pelo Colégio Unesc, as famílias poderão adquirir mais unidades do material diretamente com a empresa Estante Mágica. O evento de autógrafos está programado para o mês de novembro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de agosto de 2021 às 14:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário