Ciência da Computação

Sonhos + Unesc = Realização!

Sonhos + Unesc = Realização!
Ana Cleusia Saldanha dos Santos, graduada em Ciência da Computação, tem na Unesc o fator de mudança em sua vida (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Natural de Angola, a jovem Ana Cleusia Saldanha dos Santos chegou ao Brasil, há seis anos, como muitos de seus colegas, com a bagagem cheia de sonhos. A filha única, que deixou a família em seu país de origem para enfrentar um mundo totalmente novo, encontrou em Criciúma, na Unesc, um novo local para chamar de lar. Ao graduar-se em fevereiro de 2020 como bacharel em Ciência da Computação Ana deu mais um passo em sua carreira que já é de vitórias e continua tendo na Universidade a referência que precisa para um futuro ainda mais brilhante.

O próximo passo almejado por Ana, que sofre todos os dias de saudades da família, mas não hesita em continuar buscando qualificação profissional, é o ingresso em um programa de mestrado em sua área de atuação. Seu desejo é adquirir ainda mais conhecimento para, em um futuro breve, poder contribuir com a educação em seu país e viver ao lado dos pais em melhores condições.

O gosto pela união da Ciência da Computação com a área da educação surgiu também dentro da Universidade. Ao longo da graduação Ana participou ativamente de projetos de Extensão da Unesc e, com eles, ganhou uma bagagem profissional ainda mais extensa. “Trabalhei, além dos estágios em escolas da região, com o projeto Informática para a Terceira Idade. Essa experiência foi maravilhosa e me fez perceber o que eu quero, que é estar em sala de aula”, destaca a jovem.

A luta ao longo dos anos de estudo, conforme a bacharel, foi difícil, mas o apoio encontrado na Unesc, entre lideranças, professores e colegas, tornou o fardo mais leve. “Foi uma luta muito, muito árdua. O fato de estar esse tempo todo longe de meus pais que ficaram em Angola e, por exemplo, celebrar minha formatura sem eles, corta meu coração, mas é tudo em busca de um sonho maior”, descreve.

No período pós-formatura, em meio a quarentena necessária por conta da pandemia, Ana segue se dedicando aos estudos em casa. “Ainda conto com apoio, orientação e incentivando no meu sonho de fazer um mestrado. No momento estou estudando para provas e escrevendo artigos para qualificar meu currículo, tudo ainda com muito apoio da Unesc”, completa.

Acompanhando de perto o desempenho da aluna em três das disciplinas que ministra, a professora Merisandra Côrtes de Mattos Garcia é um dos grandes suportes de Ana. Conforme Merisandra, ao longo de todo o contato foi possível perceber a dedicação e o empenho da jovem em busca do desenvolvimento acadêmico, profissional e humano. “Dias após a sua colação de grau, voluntariamente, ela me procurou na Universidade para darmos continuidade a alguns estudos e pesquisas acadêmicas, visando a sua preparação para a entrada em um programa de mestrado, apoio que ofereci com carinho. A Unesc foi o elo entre a minha história e a de Ana Cleusia, hoje uma grande amiga”, acrescenta.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de abril de 2020 às 14:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário