Ciência da Computação

Formados em Ciência da Computação ganham cada dia mais espaço

Formados em Ciência da Computação ganham cada dia mais espaço
Mercado de trabalho oferece ampla demanda para profissionais da área Mais imagens

Uma das áreas com as maiores oportunidades de mercado tanto para empreender quanto para atuar profissionalmente em grandes empresas, a programação e desenvolvimento de sistemas ganha cada dia mais força. Com o crescimento de startups de tecnologia, o mercado de trabalho para profissionais formados em Ciência da Computação vive um excelente momento.

Em uma sociedade que se digitalizou de forma surpreendente na última década e onde há demanda por jogos digitais, aplicativos para smartphones, desenvolvimento de softwares para os mais diversos setores da economia, os profissionais que investem no curso superior com foco na ciência da computação são hoje disputados neste mercado crescente. Novos segmentos despontam também para quem atua na ciência da Computação, como o de sistemas embarcados, com tecnologias para veículos, indústria 4.0 com solução para segmentos industriais, e internet das coisas, que vem promovendo uma revolução tecnológica no dia a dia das empresas e das pessoas. Exemplo prático dessa nova realidade está nas milhares de soluções gratuitas  ou pagas nas lojas virtuais como Apple Store e Play Store.

Para quem quer navegar nesse mar de oportunidades a dica é uma boa formação acadêmica, que permita atender as muitas demandas que o mercado produz. A coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa, explica que aos 21 anos, o curso é um dos grandes trunfos da região sul de Santa Catarina no que diz respeito à formação de profissionais voltados ao setor de tecnologia e computação. São centenas de bacharéis formados que hoje atendem as crescentes necessidades das empresas de tecnologia e softwares. Muitos profissionais têm investido em negócios próprios, como startups de tecnologia e inovação. Cases bem sucedidos pipocam no mercado, gerando emprego, renda e inovação em uma sociedade cada vez mais digital.

No curso de Ciência da Computação da Unesc a cada semestre dezenas de projetos são apresentados nos trabalhos de conclusão de curso, os TCCs. Os projetos ligam ainda mais a realidade acadêmica com as necessidades da sociedade. Essa ligação já acontece ao longo do curso com projetos em parceria com empresas e entidades da sociedade, onde as pesquisas e estudos acadêmicos têm permitido aos futuros bacharéis estarem conectados ao futuro mercado de trabalho. Como resultado prático o curso tem formado cada vez mais profissionais conectados com o mercado e com as necessidades que o mundo digital tem apresentado.

A cada semestre o curso disponibiliza 40 vagas para novos acadêmicos. A estrutura é um dos diferenciais do Bacharelado em Ciência da Computação, oferecendo laboratórios de informática com equipamentos de ponta, oportunidade de participação em projetos de pesquisa e extensão, congressos e interação com o mercado visando a troca de experiências com acadêmicos.

A proposta metodológica do curso é fundamentada no ensino, na pesquisa e extensão, buscando constantemente o trabalho interdisciplinar. Entre os conteúdos estudados nos nove semestres estão Algoritmos e Programação, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Banco de Dados, Engenharia de Software, Inteligência Artificial e Computação Gráfica. Essas disciplinas são aplicadas de forma abrangente e aprofundada, de acordo com o perfil da ciência da computação, que deve trabalhar conteúdos básicos que suportam a formação tecnológica, incluindo nestes conteúdos de tecnologia e computação aulas teóricas e práticas. “A prática é exercida em sala de aula quando são trazidos problemas da área tecnológica que são observados no dia a dia e nas empresas que os acadêmicos atuam e apontadas soluções conjuntamente entre professores e alunos. A prática também é exercida em atividades complementares como estágios não-obrigatórios, projetos de pesquisa e extensão entre outras atividades”, salienta a coordenadora. Os TCCs são obrigatórios e individuais onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar com profundidade uma das muitas áreas da ciência da computação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de agosto de 2019 às 14:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário