PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito

Professor pesquisador da Unesc compartilha conhecimentos em instituições de ensino e pesquisa de toda América Latina

Professor pesquisador da Unesc compartilha conhecimentos em instituições de ensino e pesquisa de toda América Latina
Antônio Carlos Wolkmer ministrou uma série de palestras durante o mês de maio (Foto: Arquivo) Mais imagens

O professor, pesquisador e coordenador do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc tem compartilhado conhecimentos com instituições de ensino e pesquisa de toda a América Latina. Antônio Carlos Wolkmer, referência mundial em pesquisas na área do Direito e autor de diversas obras, esteve presente em painéis, seminários e aulas nacionais e internacionais.

Em maio, o pesquisador falou no painel “Homenagem à vida e obra de Oscar Correas”, para pensadores de toda a América Latina; na conferência principal do “Colóquio de Crítica Jurídica e Ensino do Direito”, evento também proposto para homenagear Correas, para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Autónoma Nacional do México; na exposição “Direitos humanos em tempo de pandemia”, evento nacional online realizado pela Unilasalle (Universidade La Salle), e na palestra “Perspectivas sociojurídicas no Direito: teoria crítica e pluralismo jurídico”, também realizado pela Unilasalle. 

Dentro dos eventos, o professor pesquisador da Unesc abordou temas como a formação do Direito no Ocidente; a atual crise na área do Direito e as possibilidades presentes, e a teoria crítica como instrumento pedagógico. “É trabalhar o instrumental do pluralismo jurídico no âmbito da teoria, produção do conhecimento e prática, ou seja, direitos construídos a partir da sociedade, com relevância às necessidades reivindicadas pelos movimentos sociais”, explica Wolkmer. 

O professor também deu destaque à importância dos direitos Humanos, como podemos repensá-los e questionamentos deste tema no Ocidente e na América Latina. “Como repensar criticamente, em uma outra perspectiva dos direitos humanos, não mais unicamente como direitos formalizados do estado, mas, principalmente como um processo dinâmico que expressa lutas e resistências por uma vida com mais dignidade.  Trata-se de visualizar os direitos Humanos como uma ferramenta de grande importância, como projeto de sociedade. Por fim, como visualizar estes direitos em um cenário de Pandemia”, afirma. 

Antônio Carlos Wolkmer

Formado em Direito pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), é especialista em Metodologia do Ensino Superior, mestre em Ciência Política e Doutor em Direito. Foi professor titular no Curso de Pós-Graduação em Direito da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade da UNILASALLE-RS. 

Na Unesc, é coordenador e professor pesquisador do Mestrado em Direitos Humanos e Sociedade, vinculado ao PPGD. Wolkmer também é consultor da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de maio de 2020 às 17:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário