PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito

Seminário traz reflexões sobre “Estado, Sociedade e Direitos Sociais”

Seminário traz reflexões sobre “Estado, Sociedade e Direitos Sociais”
Segundo dia do evento contou com debate com pesquisadores do Brasil e da Espanha (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O último dia do 2º Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade e da 4ª Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado, iniciou com a conferência “Estado, Sociedade e Direitos Sociais”, com a participação de pesquisadores brasileiros e espanhóis refletindo e debatendo pontos como educação, direitos humanos, infância e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – 17 metas globais estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A palestra da manhã desta sexta-feira (20/9) teve a participação da doutora em Educação e professora da Universidade de Salamanca, na Espanha, Antonia Picornell-Lucas; do doutor em Direito e professor do Unifieo (Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco), em São Paulo. O doutor em Direito e professor da Unesc, Rodrigo Goldschmidt, foi o presidente da mesa e o doutor em Direito e professor da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), no Rio Grande do Sul, André Viana Custódio, mediador da conferência.

Em sua fala, a professora espanhola salientou a necessidade de compartilhar as boas práticas que estão sendo feitas nos diferentes países. “É preciso haver uma sinergia entre pesquisadores, acadêmicos e profissionais”, afirmou. Antonia ressaltou que sem Direitos Humanos não há como os indivíduos se desenvolverem. Ela abordou ainda a temática da criança e sobre os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. “Os países não tem cumprindo a convenção. Uma prova é que o último informativo sobre o desenvolvimento sustentável em 2019 diz que 46% das crianças menores de 14 anos se encontram em extrema pobreza. Em 2019 1,3 milhões de pessoas se encontram na pobreza multidimensional e destas, mais de 600 milhões são crianças”.

Evento encerra nesta sexta-feira

O Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade e da 4ª Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado, são promovidos pelo PPGD (Programa de Pós-graduação em Direito) da Unesc, encerram nesta sexta-feira, com a palestra “Democracia e Direitos Humanos”, com a professora doutora da Universidade do Minho, em Portugal, Alessandra Aparecida Souza Silveira e a professora doutora da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), do Rio Grande do Sul, Caroline Müller Bitencourt.

O evento contou com 200 trabalhos inscritos de pesquisadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sergipe, Ceará, Pará, Rondônia, Amapá, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além de Portugal, México e da China.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de setembro de 2019 às 15:08
Compartilhar Comente

Deixe um comentário