PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito

Unesc recebe evento inédito no Brasil sobre responsabilidade social

Unesc recebe evento inédito no Brasil sobre responsabilidade social
Professores e pesquisadores de cinco países estarão na Universidade até esta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores e pesquisadores de Portugal, da Espanha, do Brasil, da Argentina e do Chile estarão reunidos na Unesc até esta sexta-feira (6/9), para debater sobre responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, ética e direitos humanos, no 4º Criars (Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social). O evento ocorre a cada dois anos e esta é a primeira edição em que os trabalhos são realizados fora de Portugal.

A temática em 2019 é “Responsabilidade Social e Metas do Desenvolvimento Sustentável” e será abordada em palestras e grupos de trabalho. O Congresso é gratuito e aberto ao público e tem como objetivo consolidar uma rede internacional de partilha do conhecimento em torno do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.

As atividades do Congresso iniciaram com a conferência “Metas do Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social e Direitos Humanos em Países Ibero-Americanos”, na manhã desta quarta-feira (4/9). Os debates e reflexões tiveram a participação da professora doutora em Sociologia Econômica e nas Organizações, Maria João Santos (Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa); do professor doutor em Filosofia, José Luis Fernández Fernández (Universidade Pontifícia Comillas, na Espanha); da professora doutora em Economia, Nora Gorrochategui (Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires) e do professor doutor em Direito, Antonio Carlos Wolkmer (Unesc).

As falas iniciaram com Fernández, que abordou a sustentabilidade e provocou a reflexões sobre a situação dos refugiados, a reversão das mudanças climáticas e a desigualdade social. “Não é só pensar sobre o mundo, mas transformar a realidade. O impulsionar dessa transformação tem o ponto de partida no pensamento e é isso que a academia deve fazer”, afirma. Sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas para serem realizadas até 2030, o professor espanhol afirmou que a responsabilidade é de todos: organizações internacionais, governos e entidades públicas, sociedade civil e empresas e instituições econômicas.

Após Fernández, Nora deu continuidade ao debate sobre desenvolvimento sustentável, chamando a atenção para o fato de que não há um modelo único que possa ser aplicado em todos os países em prol do desenvolvimento sustentável.

A professora apresentou ainda os preceitos da relação entre os homens para que se tenha uma sociedade sustentável: dignidade e liberdade das pessoas; sociabilidade humana; direitos humanos; princípios como solidariedade e participação e valores como verdade, liberdade, justiça e caridade.

A conferência foi encerrada pelo coordenador do PPGD da Unesc, Antonio Carlos Wolkmer, que trouxe contribuições na área de Direitos Humanos para o debate.

A quarta edição é realizada pela Unesc, por meio do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e do PPGD (Programa de Pós Graduação em Direito), juntamente com o Socius (Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.



Abertura oficial

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, falou sobre a importância de a Universidade receber um evento internacional e com a presença de tantos professores renomados no cenário da pesquisa para tratar de temas relevantes para toda a sociedade. “Estar aqui hoje trabalhando um tema mundial, mas que exige uma ação local, é motivo de muita satisfação. O desejo da Universidade que vocês possam compartilhar experiências, discutir os assuntos globais, mas encontrar soluções e estratégias que possam mudar a realidade regional”.

A representante do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa, Maria João dos Santos, enfatizou a importância do debate de temas como sustentabilidade e direitos humanos, considerados por ela vitais para as atuais e futuras gerações. Ela ainda comentou sobre o desafio de realizar o Criars fora de Portugal e agradeceu à Unesc pela parceria na realização do primeiro evento no Brasil. “Os sistemas são cada vez mais globais e é no contexto da globalidade que temos que atuar. Os impactos ocorrem em conjunto e é assim também que temos que pensar e agir”, ressaltou.

O coordenador geral do evento, o professor da Unesc Dimas de Oliveira Estevan, o Criars traz ao debate temas atuais na sociedade e convida a população a participar e refletir juntos com os pesquisadores sobre os assuntos abordados.

Segundo o coordenador do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), João Henrique Zanelatto, um evento internacional como o Congresso é de extrema importância no processo de internacionalização dos PPGs envolvidos. “Um evento como esse possibilitam aos mestrandos participarem de um processo de intercâmbio com pesquisadores e estudos de diversos países”.

Para o coordenador adjunto do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), Reginaldo de Souza Vieira, o Criars colabora com reflexões de temas importantes que passam por vários campos do conhecimento. “O evento traz ao debate temas que são da gestão, da contabilidade, da economia, dialoga com políticas públicas e direitos humanos, temas que temos que pensar e enfrentar. Uma das responsabilidades que temos é colaborar para a melhoria da vida das pessoas”, comenta.

A abertura oficial do evento contou ainda com a presença do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Thiago Fabris. O Musical Unesc foi o responsável pela parte cultural do evento. 

Evento contará com apresentação de mais de 70 trabalhos

A programação do Congresso segue até esta sexta-feira (6/9) com palestras sobre “América Latina se apropria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e “A Responsabilidade Social na União Europeia e na Espanha” e a apresentação de mais de 70 trabalhos nas áreas de Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Ética e Direitos Humanos.

Nesse contexto, assuntos como a responsabilidade social universitária e empresarial, inclusão, educação ambiental, gestão socialmente responsável, microcrédito, trabalho decente, participação social na política, escravidão contemporânea, alimentação nas escolas públicas e importância da pesca artesanal serão abordados e debatidos por pesquisadores e professores de diversos países.

Confira a programação

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de setembro de 2019 às 17:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário