PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito

Mestrado em Direito da Unesc debate os cuidados e direitos das crianças e adolescentes

Mestrado em Direito da Unesc debate os cuidados e direitos das crianças e adolescentes
Durante o evento ainda ocorreu o lançamento do livro Estado, Política e Direitos (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Uma aula inaugural sobre os cuidados e direitos das crianças e adolescentes marcou o início do segundo semestre do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc. A professora doutora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Josiane Rose Petry Veronese, foi quem ministrou o evento, que ocorreu na tarde desta terça-feira (7/8), no Auditório Edson Rodrigues, na Universidade.

Ao longo da aula, que teve a temática “O paradigma da Proteção Integral e sua incidência normativa”, Josiane debateu com os participantes sobre a proteção especial para a população infantoadolescente e os direitos das crianças e adolescentes, sempre fazendo uma análise histórica das leis e diretos direcionados para o grupo.

Josiane estuda o tema há mais de 20 anos. Para ela, o caminho é reavaliar as leis já previstas. “Devemos pensar um novo paradigma para os direitos da criança e do adolescente, com uma nova conjuntura de leis, uma construção teórica do tema e novas políticas públicas e ações na construção dos direitos”, enfatiza.

Recomeço do semestre

Este foi o primeiro encontro entre os mestrandos e os professores no segundo semestre de 2018. Para o coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, o programa vem realizando diversas atividades que buscam melhorar o Mestrado. “Nosso objetivo é trazer uma reflexão externa de forma coletiva, discutindo uma temática importante com nossos mestrandos, engrandecendo o nosso Mestrado”, comenta.

De acordo com o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, a reitoria se sente orgulhosa do programa. “É uma grande satisfação ver o Mestrado em Direito consolidado, caminhando sempre para a melhoria. Ele foi sonhado junto conosco e nos sentimos felizes com ele” respalda.

Segundo o coordenador do curso de graduação em Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior, um dos diferenciais do PPGD é o contato do Mestrado com a graduação. “Aqui é a preparação para a docência, então já aproveito para convidá-los para participar da nossa semana acadêmica de Direito, que também disponibilizará um espaço para que vocês participem juntos com os nossos acadêmicos”, convida.

Lancamento

O evento ainda contou com o lançamento do 6º volume do livro Estado, Política e Direito: Políticas Públicas, Democracia e Direitos Sociais. O livro aborda uma série de pesquisas desenvolvidas pelo NUPED (Núcleo de Pesquisas em Estado, Política e Direito) da Unesc. A coletânea é composta por obras de docentes e discentes e tem a organização dos professores doutores Fernanda  da Silva Lima, Josiane Rose Petry Veronese e Reginaldo de Souza Vieira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de agosto de 2018 às 18:08
Compartilhar Comente

Deixe um comentário