Arquitetura e Urbanismo

Cursos da Unesc desenvolvem projeto de reformulação de ambientes educacionais do Bairro da Juventude

Cursos da Unesc desenvolvem projeto de reformulação de ambientes educacionais do Bairro da Juventude
Projeto arquitetônico foi apresentado durante evento de homenagem à imprensa (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto arquitetônico para a readequação de espaços educacionais do Bairro da Juventude, desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia da Unesc, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (27/11). Os detalhes da iniciativa, incluindo uma maquete de como ficará a estrutura da entidade após as obras, foram mostrados durante uma homenagem que o Bairro da Juventude fez à imprensa da região.

Os diálogos para o desenvolvimento do projeto iniciaram entre as instituições em 2017, com o objetivo de reformar os espaços e construir novos, para alinhar a estrutura física ao PPP (Projeto Político Pedagógico) do Bairro. Em 2018, iniciou-se o desenvolvimento do projeto na entidade, com o apoio de acadêmicos, bolsistas e dos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jorge Luiz Vieira e Miguel Angel Pousadela, e da professora do curso de Pedagogia, Samira Casagrande. A expectativa é que os novos espaços façam parte da rotina dos alunos do Bairro em julho de 2020.

Segundo Pousadela, com o término das obras, o projeto pedagógico do Bairro da Juventude ficará alinhado à estrutura física. “A revitalização e adequação dos espaços comunitários atenderá os princípios e diretrizes da proposta pedagógica da Instituição”, revela. Durante a apresentação do projeto, a professora Samira explicou os conceitos pedagógicos levados em consideração no projeto. A diretora executiva do Bairro, Sílvia Zanette, encerrou a apresentação agradecendo à Unesc pela parceria de tantos anos em projetos vitais para a entidade.  

Atualmente, a entidade atende 1.500 crianças, adolescentes e jovens que, juntamente com professores e funcionários do Bairro, irão ser beneficiados pelo projeto, que, entre outras coisas, irá integrar espaços e possibilitar um novo olhar aos locais onde as atividades são realizadas diariamente. Um dos pontos a ser modificado é a Biblioteca, que será ampliada para o dobro de tamanho. Alguns dos caminhos entre os prédios receberão cobertura, para facilitar o deslocamento em dias de chuva. O CEP (Centro de Educação Profissional), irá receber novas salas e um melhor aproveitamento do espaço, que irá priorizar a interdisciplinaridade e o aprendizado por meio de metodologias ativas.

Segundo o coordenador de projetos do Bairro da Juventude, Neto Nunes, a instituição, buscou referências em centros educacionais no Brasil que tivessem essa proposta educacional inserida e encontrou ela bem próximo: no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. “O curso tem um ateliê onde os acadêmicos de diversas fases aprendem uns com outros. Uma proposta bem parecida com a que queríamos”, comenta. “Em um determinado momento, nós percebemos que os nossos espaços não estavam coerentes com a proposta educacional. Queríamos fomentar um acesso democrático ao conhecimento. Promover um ensino mais humano. Diminuir a hierarquização da relação entre as pessoas. E para isso, precisávamos de ambientes diferentes”, complementa Nunes.

A assessora do gabinete da Reitoria da Unesc, Tatiane Macarini, que na ocasião representou a Universidade, afirma que o projeto irá proporcionar, com a readequação do espaço, locais de ensino, aprendizagem e construção mais alinhados ao projeto da entidade. “Temos ouvido tanto falar sobre inovação de tecnologia e o Bairro da Juventude tem a preocupação de melhorar os espaços para receber cada vez melhor os seus alunos e colaboradores. Isso é uma importante inovação de ambientes, de modo de acolher e de se relacionar”.   

Tatiane lembra ainda que a parceria com o Bairro da Juventude neste e em tantos outros que envolvem professores e acadêmicos da Universidade vem ao encontro das atividades de uma instituição comunitária como a Unesc, com forte atuação junto à sociedade, seja nas áreas de ensino, de pesquisa ou de extensão. “Estar nesse evento é fortalecer o vínculo com uma instituição que levanta a mesma bandeira que a nossa, que é a transformação, a inserção na comunidade e a sua inserção nela, além do desenvolvimento regional”.



Durante a homenagem à imprensa, os professores e acadêmicos envolvidos no projeto apresentado receberam placas em agradecimento. A Universidade também foi lembrada com a deferência. A apresentação do projeto foi acompanhado ainda pela coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade, Gislene Camargo. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2019 às 16:55
Compartilhar Comente

Deixe um comentário