Arquitetura e Urbanismo

Trabalho de egresso da Unesc figura entre os melhores de Santa Catarina

Trabalho de egresso da Unesc figura entre os melhores de Santa Catarina
João Pedro de Freitas recebeu reconhecimento do CAU-SC e do IAB-SC nesta semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Entre mais de 300 trabalhos inscritos no Prêmio de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo SC, o do egresso da Unesc, João Pedro de Freitas, se destacou e recebeu premiação do CAU-SC (Conselho dos Arquitetos e Urbanistas) e do IAB-SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil). O projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do aluno foi escolhido para participar representando a Universidade e, em âmbito estadual, o material intitulado “Habitação e Inclusão Social em Criciúma” ficou na segunda colocação, sendo motivo de grande orgulho para o curso de Arquitetura e Urbanismo e para toda a Instituição.

Sob orientação do professor Lucas Sabino Dias, o projeto aborda as políticas públicas urbanas relacionadas ao direito à cidade e à habitação. Conforme o egresso, que apresentou o trabalho em novembro de 2017 na Unesc, a premiação é reflexo do envolvimento de alunos e professores na execução de todas as suas etapas. “Desde o início teve muita discussão no curso em torno do meu tema e deixei esse espaço realmente aberto para a colaboração de todos os interessados. Contei com o apoio de colegas e professores de forma ativa. Foi verdadeiramente uma construção coletiva”, salientou João Pedro.

A intenção do estudo, de acordo o arquiteto e urbanista, foi requalificar o espaço do centro da cidade, já que foi possível identificar grande quantidade de edifícios subutilizados no perímetro analisado. “A discussão da democratização das cidades foi e continuará sendo meu foco de estudo em um possível mestrado em breve. Acredito muito que precisamos ser sujeitos críticos e, especialmente na arquitetura, penso que a continuidade no estudo aliado ao trabalho é fundamental”, completou.

A entrega da premiação foi realizada na última semana no auditório da reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis. O momento, para João, ficará marcado em sua história. “Foi um grande privilégio ter sido selecionado dentro da Unesc e, principalmente, em âmbito estadual. Essa é uma ferramenta de incentivo e foi muito gratificante ter sido premiado”, disse.

Ao longo dos 15 anos de história do curso de Arquitetura e Urbanismo essa é a quinta vez que um aluno recebe a premiação.

Confira aqui os trabalhos premiados.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de dezembro de 2018 às 13:43
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Sonia Afonso

20 de dezembro de 2018 às 10:34

Qual é o nome do aluno? Revise a matéria.

Deixe um comentário