Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo

Três turmas da sétima fase do curso de Arquitetura e Urbanismo estiveram em Minas Gerais na primeira quinzena de julho, para uma viagem de estudos. Após dois semestres da disciplina de Programa de Estudo da Cidade os alunos tiveram que escolher um destino para viagem, pesquisar sobre a cidade que iriam planejar um roteiro e angariar fundos para empreitada.

Segundo o professor da disciplina, Lucas Sabino Dias, é importante que o acadêmico de Arquitetura e Urbanismo visite presencialmente os lugares que são estudados ao longo curso. “Sentir o espaço com o corpo, experimentar o toque, os cheiros, as relações com o entorno, as escalas, os sentimentos, faz parte do estudo de uma obra/cidade e de certa forma coroa o entendimento teórico, fecha um ciclo”, afirma.

O grupo foi acompanhado por Dias e pelos também professores Ademir França, Jorge Luiz Vieira e Ivanete Orsi Vieira. Estádio do Mineirão em Belo Horizonte; Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha; Projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e Mural de Cândido Portinari; Parque e Museu do Inhotim; conjunto arquitetônico e urbanístico de Ouro Preto e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais estiveram entre os locais visitados.

“O roteiro não delimitou de forma fechada um percurso a ser seguido, em uma determinada hora, de um determinado dia. Isto não exclui o fato de não se ter um planejamento dos dias, mas abre possibilidade de percursos diferentes, possibilidade aos encontros, ao novo”, comenta o professor.

As fotos presentes na matéria foram feitas por Denise Machado Pazini, Jesley Savaris, Sabrina de Bem, Lucas Dias, Gabriela Maurício e Ivanete Orsi Vieira.

30 de julho de 2018 às 14:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário