Arquitetura e Urbanismo

Reconhecendo o Patrimônio Histórico e as repercussões estética e econômicas em Nova Veneza e Urussanga | Curso Arquitetura e Urbanismo UNESC

Três disciplinas da sexta fase do Curso Arquitetura e Urbanismo UNESC - Teoria e Estética da Arquitetura, Desenvolvimento Regional e Patrimônio Histórico - se juntaram, neste semestre de 2018-1, para realizar duas atividades de visita de campo aos municípios de Urussanga e de Nova Veneza.

O objetivo da atividade conjunta das disciplinas foi aliar os conteúdos de sala de aula a uma visão regional no que diz respeito ao patrimônio histórico e cultural e seus repercussões estéticas e econômicas

As visitas aconteceram entre o final do mês de abril e início do mês de maio, com a participação de 18 acadêmicos, além das 3 professoras das disciplinas, Arq. Elizabeth de Siervi, Arq. Stela Ruphental e Arq. Aline Savi. Também  contribuíram com a realização das atividades de campo profissionais ligados as prefeituras dos municípios visitados.

A primeira visita ocorreu dia 25 de abril no município de Urussanga. Num primeiro momento o Arquiteto Nilton Bortolotto, da prefeitura municipal, recebeu o grupo na Praça Longarone, no centro da cidade, e fez uma apresentação do contexto do patrimônio histórico local e suas relações com o desenvolvimento microrregional.  Após essa apresentação as professoras orientaram os alunos na visita e em suas atividades de diagnóstico e levantamento de dados.

A segunda visita correu no dia 9 de maio no município de Nova Veneza. O encontro contou com a participação do Sr. Gabriel da Conceição que recebeu os acadêmicos e as professoras na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro da cidade. Foram apresentados fatos históricos do município e também uma leitura socioeconômica, focalizando suas relações entre a cultura dos imigrantes e o turismo na atualidade. Após essa apresentação o grupo fez um passeio pela cidade e seus diferentes pontos de interesse, buscando captar elementos para seus levantamentos e diagnósticos.

A experiência foi considerada muito positiva pelas professoras que já estão programando a repetição deste tipo de atividade conjunta para o próximo semestre.

 

 

 

Mais informações: Recepção do grupo pelo Arquiteto Nilton Bortolotto na Praça Longarone em Urussanga/SC

22 de maio de 2018 às 15:14
Compartilhar Comente

Deixe um comentário