Educação Física - Licenciatura

Conrado Contessi realiza preparação neuromuscular com alunos do curso de Educação Física da Unesc

Conrado Contessi realiza preparação neuromuscular com alunos do curso de Educação Física da Unesc
Atleta embarca para Lima nesta semana para competição no Parapan-Americano (Foto: Divulgação) Mais imagens

Convocado pela primeira vez para competir no Parapan-Americano, o atleta paraolímpico Conrado Contessi recebeu uma ajuda especial da Unesc na preparação para o desafio. O paratleta mesatenista da Sociedade Recreativa Mampituba/Fundação Municipal de Esportes, é um dos atletas comandados pelo técnico Alexandre Medeiros Ghizi, professor de Metodologia dos Esportes de Raquete, do curso de Educação Física da Universidade. Alexandre, em parceria com o professor Luciano Acordi da Silva, coordenador do laboratório de Psicofisiologia do Exercício (LaPsiCo) da Instituição, desenvolveu um programa de condicionamento neuromuscular para melhoria do desempenho psicofiológico de Conrado para a competição parapanamericana.

Alunos do curso de Educação Física, membros do GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), vinculado ao Laboratório de Psicofisiologia do Exercício, orientaram um programa de musculação com duração de oito semanas, sendo atividades em dois dias de cada semana, levando em consideração suas limitações e os resultados obtidos através de avaliação física utilizando eletromiografia muscular, testes funcionais, mobilidade articular e saúde mental.

Após o término das atividades, a equipe celebra os resultados e fica na torcida pelo reflexo na preparação no desempenho do atleta. “Desejamos uma ótima competição e agradecemos por termos feito parte do processo de preparo físico e mental de um evento tão importante”, salienta Fernanda Sombrio, uma das bolsistas do GPEAA que participou dos treinamentos.

Conforme o bolsista Ramiro Doyenart, também participante dos treinamentos, a experiência foi recompensadora. “Encerramos um ciclo de treinos e inúmeros testes. Construímos um caminho inexplorado. Percorremos até o lado obscuro da literatura e avançamos além do entendimento. Obrigado, curso de Educação Física Unesc, professores Alexandre e Luciano, e, especialmente, obrigado, Conrado”, destacou.

O Parapan-Americano acontecerá no final de agosto, nos 22, 23 e 24, em Lima, no Peru. Conrado já se consagrava como um dos nomes destaques da geração de mesatenistas da Classe 1, no ranking nacional adulto em 2018, quando garantira a vaga no Parapan.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de agosto de 2019 às 17:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito