Ciências Biológicas - Licenciatura

Humanidades, Ciências e Educação da Unesc: Aprender para ensinar

Humanidades, Ciências e Educação da Unesc: Aprender para ensinar
Mais imagens

Alguma vez, sentado em sua cadeira, vendo o professor gesticular e falar, você já se imaginou no lugar dele? Pensou em como explicaria o conteúdo ou em como seria a sua letra no quadro?

Ensinar é um ato nobre e a Unesc tem tradição em bem preparar os profissionais para que passem os ensinamentos à frente, formando, por consequência, ótimos profissionais.

Dentro da área de Humanidades, Ciências e Educação, a Universidade possui os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Religião, Física, Geografia, História, Letras, Letras – Inglês, Letras – Inglês (segunda licenciatura), Matemática, Pedagogia, Educação Física e Química. Para quem não tem a intenção de se tornar professor, a mesma área disponibiliza os cursos de Artes, Teatro e Ciências Biológicas, todos com algo em comum: a ótima estrutura e excelência dos professores. “O forte da área, dentro da Instituição, além de ter os bacharelados, que há anos formam excelentes profissionais, é o olhar para a formação de professores. A Unesc tem esta visão e esta política. A formação de professores da Universidade, podemos dizer, é prioritária, tendo a atração e a permanência de estudantes no campus”, relata o Coordenador dos cursos da Área de Humanidades, Ciências e Educação, Ismael Gonçalves Alves.

Outro benefício para aqueles que ingressam em um dos cursos de licenciatura está na integração uns com os outros. “Tem uma parte dela que você faz em conjunto. Os cursos se misturam, porque, sendo professor, você vai lidar com alunos de todos os tipos, então na Universidade já oferecemos esta possibilidade: o aluno de Matemática, estuda com um aluno de História, que estuda com um aluno de Geografia. Ali dentro das disciplinas que chamamos de núcleo comum, todos estudam com todos. Este é o primeiro diferencial da Unesc, estas licenciaturas integradas, algo que talvez seja uma das primeiras experiências da instituição de integração de currículo, uma integração que acontece de fato, porque os alunos se percebem dentro da sala de aula pelas diferenças, pensando diferente dentro de suas áreas”, cita Alves.

Outro fato positivo é a experiência dos docentes que atuam na Universidade, que lecionam, inclusive, em programas de pós-graduação.

Na prática

Os acadêmicos dos cursos da área de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc, não se limitam às salas de aula, Os ensinamentos são repassados também através dos muitos laboratórios e espaços preparados para oportunizar novas experiências e ampliar o aprendizado. “Temos diferentes laboratórios, ateliês em Artes, o Centro de Memória e Documentação (Cedoc), a Sala Edi Balod, a brinquedoteca, laboratório de educação da Pedagogia, de Matemática, ou seja, todos os cursos têm laboratórios que oferecem, de certa forma, uma experiência ao acadêmico. Eles são preparados para a docência, mas circulam por estes laboratórios, onde desenvolvem o conhecimento científico dentro de suas áreas de formação”, diz.

A Unesc ainda inclui os alunos em dois programas de formação à docência: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica.

Possibilidades

As matrículas para o segundo semestre de 2022 já estão abertas, sendo que os interessados podem procurar a Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac). “Lá, os profissionais da Unesc estão preparados para tirar as dúvidas. Conseguem adequar a experiência da pessoa que quer entrar na Unesc com os cursos, apresentam as possibilidades de financiamento, bolsas e o acesso aos programas da Instituição são esclarecidos. Caso a pessoa opte, ainda pode procurar a coordenação de cada curso e, se tiver interesse, participar de uma aula experimental, como se fosse um aluno regularmente matriculado”, revela o coordenador.

Alves lembra ainda que os cursos de Ciências da Religião, Química, Física e Inglês, podem ser cursados gratuitamente, por meio do UniEdu, do Governo do Estado. Além de receber a bolsa de 100%, eles ganham uma ajuda de custo de R$ 400. “Temos ainda a política instituição de bolsa de estudo de 50% a 100%. Pelo Governo do Estado há o Proesde de licenciatura. A Unesc também oferece a possibilidade da iniciação científica, onde ele tem a primeira experiência como pesquisador”, pontua.

Informações

Interessados em iniciar na Universidade uma nova jornada de evolução pessoal e profissional podem entrar em contato para obter mais informações sobre as inúmeras possibilidades, oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de maio de 2022 às 13:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário