Ciências Biológicas - Licenciatura

Biólogos em ação: Prática profissional vai muito além do estudo de animais e plantas

Biólogos em ação: Prática profissional vai muito além do estudo de animais e plantas
Professora Mainara Figueiredo Cascaes em aula mediada por tecnologia para estudantes de Ciências Biológicas (Foto: Fernando Carvalho) Mais imagens

Quem pensa que o biólogo estuda apenas a fauna e a flora, precisa de uma atualização de conceitos. A área de atuação dele é bastante ampla e pode ser dividida em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. Assim, este profissional pode trabalhar, por exemplo, com bioética, bioinformática, ecoturismo, educação ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, perícia forense, saneamento ambiental e aconselhamento genético. Nesta quinta-feira (3/9) é comemorado o Dia do Biólogo e para agradecer e homenagear estes profissionais, a Unesc vai contar um pouco da história de dois egressos do curso de Ciências Biológicas, que tem muito em comum: o amor pela Biologia, por compartilhar o conhecimento e pela nossa casa comum.

O Dia do Biólogo faz alusão a data em que a profissão se tornou legal, após a lei nº 6.684, em 03 de setembro de 1979, ter sido sancionada. Ciências Biológicas na Unesc é ainda anterior à regulamentação da profissão: em 2020, completa 50 anos de existência. O curso foi um dos primeiros da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri, mantenedora da Unesc) e começou como Ciências.

Ao longo de seus 50 anos, o curso, tanto Bacharelado quanto Licenciatura, formou muitos biólogos. A professora e pesquisadora Mainara Figueiredo Cascaes, é um exemplo disso. Formada em 2009 na graduação, ela concluiu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc (PPGCA) em 2012 e atualmente é doutoranda do mesmo programa. “A Unesc faz parte da minha vida. Minha mãe e meu tio se formaram na Fucri e eu ouço falar na Universidade desde criança. Era um grande sonho estudar nesta universidade e sem sombra de dúvidas vivi momentos importantes da minha vida aqui. Faço parte do time de professores desde 2011 e poder estar colaborando com a formação de novos profissionais e com os princípios comunitários é um grande presente em minha vida”.

Mainara já lecionou em diversos cursos da Instituição e atualmente é docente no de Ciências Biológicas, onde também colabora com a formação de novos professores, no Programa de Residência Pedagógica, participa do Núcleo Docente Estruturante e realiza pesquisa. Além disso, é coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc. “Dentro da Biologia, descobri minha paixão, que são os insetos. Mas durante a graduação, o ‘bichinho’ da educação me picou e decidi ser professora. Neste ofício temos o desafio diário de buscar um ensino de qualidade em um ambiente de aprendizagem empático, para os alunos tenham um crescimento não somente no conhecimento técnico”.

Segundo a professora e pesquisadora, o biólogo é um profissional com múltiplas competências, essencial para os mais diversos setores da sociedade. “O dia 3 de setembro é muito importante. Esta profissão é a forma que escolhemos para fazer a diferença no mundo, seja salvando uma espécie, protegendo uma área ou ensinando”.

A zoologia como amor

Rodrigo Ribeiro de Freitas, encontrou no estudo dos animais a sua grande paixão profissional. Egresso do curso de Ciências Biológicas da Unesc, especialista em Gestão de Recursos Naturais e mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade, Rodrigo já sabia o que queria ser desde muito cedo. “Era escoteiro, gostava de escalar e sempre achava animais mortos. Aquilo chamava minha atenção. Procurei informações em um livro e comecei a fazer taxidermização em casa. O primeiro animal taxidermizado foi uma galinha. Foi aí que tudo começou. Descobri a Unesc e o curso de Ciências Biológicas, fiz vestibular e passei. Conheci a professora Morgana (Cirimbelli Gaidzinski), que me convidou para ser bolsista do Laboratório de Zoologia – que depois evoluiu para o Museu. Foi a porta mais importante que me foi aberta. Desde então nunca mais parei de trabalhar na área”. 

No local, Rodrigo atua como analista do laboratório de zoologia, na manutenção, recebimento de animais, no monitoramento que desenvolve na praia, taxidermista, responsável por montagens osteológicas, identificação de material biológico, treinamento de bolsistas e atendimento aos visitantes. “Esse contexto dá uma dinâmica maior ao trabalho e você não fica só concentrado em uma atividade, mas faz parte de todo o processo”.

A sua trajetória na Unesc iniciou em 2000 e ele decidiu investir no curso da Universidade por indicação de acadêmicos e professores de Biologia de sua cidade natal, Torres, que estudavam ou eram egressos da Unesc. “Já estou há 20 anos andando pelos corredores e conhecendo muitas pessoas dentro e fora da Instituição, graças ao mundo da Universidade. O curso de Ciências Biológicas está sempre crescendo, melhorando e se desenvolvendo cada vez mais. Muito bom ter feito parte e ver que ele contribui para a formação de profissionais diferenciados para o mercado”, comenta.

Estudioso dos aracnídeos e animais marinhos, Rodrigo reitera o quanto a Biologia é importante para a vida no planeta. Para ele, fazer parte de um projeto como o do Museu de Zoologia engrandece os profissionais envolvidos. “Quando a gente participa de um processo sério, importante, que valoriza o ser humano, a fauna, a flora e a harmonia desse grupo, acaba se tornando referência. É isso que acontece com o Museu de Zoologia e é o que consequentemente acontece com quem está ali. É importante estarmos ajudando na formação dos estudantes do curso e de outros cursos de graduação e estudantes do Ensino Fundamental e Médio. É um trabalho de educação ambiental feito com muito amor e seriedade e que é exemplo”.

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski é um importante espaço de formação acadêmica para o curso de Ciências Biológicas oferecidos aos alunos pela Unesc. Além dele, o curso dispõe de Herbário, Horto Florestal, laboratórios de Interação Animal Planta, de Ecologia de Paisagem e Vertebrados, de Química, de Anatomia, de Bioquímica, de Biofísica, de Microscopia, de Botânica e de Ensino de Ciências e Biologia.

Seja um biólogo

Para os interessados em fazer o curso de Ciências Biológicas, a Unesc oferece um benefício importe: bolsas de estudo que podem chegar a 100%. As matrículas para o segundo semestre de 2020 por meio do ingresso sem vestibular estão abertas. Para saber mais sobre o ingresso e as possibilidades de bolsa, entre em contato com o Setor Comercial, no WhatsApp (48) 9 99150433 ou telefone (48) 3431-2500.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de setembro de 2020 às 14:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário