Artes Visuais - Licenciatura

Celebração e homenagens: professor do Polo Arte na Escola da Unesc é reconhecido com o mais importante prêmio de educação da arte no Brasil

Celebração e homenagens: professor do Polo Arte na Escola da Unesc é reconhecido com o mais importante prêmio de educação da arte no Brasil
Encontro foi organizado pelos estudantes do PIBID (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um momento para celebrar o reconhecimento. O professor Marcos Antônio dos Santos, integrante do Arte na Escola Polo Unesc, foi surpreendido pelos acadêmicos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em um encontro de alegria e homenagens. Na última quarta-feira (5/12), o docente foi reconhecido com o 19º Prêmio Arte na Escola Cidadã, organizado pelo Instituto Arte na Escola e considerado um dos mais importantes do Brasil. Ele foi escolhido na categoria “Educação de Jovens e Adultos”, em cerimônia realizada no Teatro do Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo.

A surpresa, organizada pelos estudantes, foi um momento com música, presentes e palavras de carinho. “Nosso sentimento é de gratidão. É incrível a experiência de aprender com este professor, de muita sensibilidade e muito conhecimento para compartilhar”, destaca a bolsista do Arte na Escola e do PIBID, Francine Nazário.

Conheça o projeto

Intitulado "Autorretratos: tecendo histórias e memórias nas aulas de Artes da Educação de Adultos", a iniciativa é baseada, segundo o professor, em relações de si próprio e do outro, do autoconhecimento a elaboração de conhecimentos e experiências com a arte e a cultura. O trabalho foi desenvolvido no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) de Criciúma, nas escolas Joaquim Ramos e Heriberto Hülse.

Para o professor, a experiência obtida em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto é de grande valor. ”Discutir Direitos Humanos e abordar o território da identidade com meus estudantes em linguagens e materialidades tão distintas, propiciou criações nas quais a autoria, a pesquisa e o envolvimento teceram uma história linda em sala de aula”, destacou.

Reconhecimento ao Polo Unesc

A premiação do Instituto Arte na Escola também reconheceu a Universidade e seu trabalho desenvolvido na educação regional. O Polo Unesc foi escolhido para avaliar os trabalhos presentes na penúltima etapa do prêmio, em âmbito regional. “É uma reafirmação do belo trabalho e das contribuições do Polo para a Universidade e para região Sul de Santa Catarina”, avaliou a coordenadora geral do Polo na Universidade, Silemar Maria de Medeiros da Silva, que entregou o troféu de reconhecimento ao professor Marcos Antônio dos Santos durante a cerimônia em São Paulo.

Os professores avaliadores do prêmio pela Unesc foram Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, Edna Regina Baumer e Aurelia Honorato. O troféu entregue pelo Instituto é uma peça exclusiva criada pela artista Ester Grinspum.

O reconhecimento
 

O prêmio contou com a participação de professores e equipes de docentes que desenvolveram projetos nas áreas de artes visuais, dança, música ou teatro, nos anos de 2016, 2017 e até maio de 2018. Em 2018 o Brasil tem mais de 500 mil professores lecionando artes na Educação Básica.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de dezembro de 2018 às 19:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário