Artes Visuais - Licenciatura

Cultura Popular de Santa Catarina pauta palestra na Unesc

Cultura Popular de Santa Catarina pauta palestra na Unesc
Evento contou com a participação de alunos do PIBID de Artes Visuais (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Uma tarde para estudar e avivar a cultura popular da região. Assim foi a quinta-feira (29/11) dos alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Artes Visuais da Unesc. Os estudantes puderam prestigiar a palestra “Cultura Popular em Santa Catarina”, ministrada pela acadêmica de Artes Visuais, Cátia Hahn.

A palestra abordou a cultura regional do estado e as perspectivas do projeto Boi de Mamão na Comunidade, da Unesc. O objetivo principal foi de dialogar com os acadêmicos e fomentar o assunto dentro da Universidade, apresentando os resultados do projeto.

Cultura popular é uma manifestação espontânea e simples com características regionais e que muitas vezes transmitidos entre gerações. Entre as expressões artísticas que se destacam na região, está o Boi de Mamão; a Festa do Divino; Diálogos Populares; Gastronomia; e a diversidade proveniente das diversas etnias da região.

“Nós nos identificamos com a cultura e às vezes, nós só sentimos falta quando estamos longe”, explica Cátia. “Isso nos faz ter um pertencimento com a cultura, faz com que nós nos sentimos pertencentes aquele lugar, precisando das nossas raízes, identificando quem somos”, acrescenta.

De acordo com a professora Silemar Maria de Medeiros da Silva, o encontro teve o objetivo de promover entre os alunos o assunto. “Um momento para pararmos para pensar um pouco sobre isso, falar sobre cultura e as manifestações existentes nela”, comenta.

Intercâmbio Cultural

Cátia também é presidente da Casa da Fraternidade, de Araranguá, que, como a Unesc, é um Ponto de Cultura. Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvem e articulam atividades em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

Boi de Mamão na Comunidade

O projeto Boi de Mamão na Comunidade é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e tem por objetivo realizar a oficina de Boi de Mamão em duas escolas públicas de Criciúma. Atualmente, a ação é desenvolvida nas Escolas Heriberto Hülse, no bairro Próspera, e Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, e busca fomentar a cultura açoriana, por meio de conceitos de personagens, cantorias e diálogos entre as linguagens musical, teatral, literária e visual.

O evento contou com a participação da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, e do produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2018 às 14:47
Compartilhar Comente

Deixe um comentário