Artes Visuais - Licenciatura

Arte na Escola Polo Unesc marca presença em encontro no Rio Grande do Sul

Arte na Escola Polo Unesc marca presença em encontro no Rio Grande do Sul
Representantes da Universidade estiveram nesta semana no 5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola em Montenegro RS (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O trabalho desenvolvido no projeto Arte na Escola Polo Unesc no ensino, na pesquisa e na extensão foi apresentado nesta semana no 5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola em Montenegro (RG). Representaram a Universidade no evento, as professoras coordenadoras do Polo Silemar Silva e Izabel Duarte, além da coordenadora do setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig. O evento aconteceu na Fundarte (Fundação Municipal de Arte de Montenegro) e reuniu os coordenadores dos Polos da Região Sul.

Conforme Silemar, o ponto forte da apresentação foi a pesquisa que o Polo vem acompanhando na E.E.B. Antônio Guglielmi Sobrinho. “O trabalho envolve um projeto chamado “Não me interessa (apenas) o que é consagrado como cultura, e sim, aquilo que me pertence” que é desenvolvido por Julmara Goulart, professora do Polo, que traz para o grupo de professores de artes em formação os relatos de seu trabalho. Esses relatos são disparadores para a formação continuada dos professores que, juntos, pensam a sequência didática das aulas de artes com as crianças do quinto ano da escola”, explica.

De acordo com a professora Silemar Maria de Medeiros da Silva, o projeto se dá como um disparador para ações e reflexões no grupo de professores em formação. “A preocupação com o aprendizado das crianças é o centro das discussões, enquanto o professor pesquisador vai aprendendo no coletivo como se dá o aprendizado das crianças. As interrogantes da professora/pesquisadora vão movendo a pesquisa que se veste de ação-reflexão-ação, de todos os atores envolvidos, ou seja: professores e alunos”, destaca.

Foram três dias de trocas de experiências. Participaram deste encontro, além do Polo Unesc, os Polos da FUNDARTE, UFRGS, FURB, UFSM, UNIVILLE, UNIPLAC, UFPel, UFSC, FEEVALE e UCS.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2018 às 21:35
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

silemar

06 de outubro de 2018 às 16:41

O ponto forte da apresentação do Polo Unesc foi a pesquisa didática apresentada e não o ponto forte do evento, pois outras apresentações significativas de outros polos também aconteceram.

Deixe um comentário