Pedagogia

Personagens infantis unidos no espetáculo “O Vale Encantado”

Personagens infantis unidos no espetáculo “O Vale Encantado”
Iniciativa faz parte do projeto Teatrando do curso de Pedagogia da Unesc (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Já imaginou uma peça teatral que juntasse a Branca de Neve, Os Três Porquinhos, o Papai Noel e mais um monte de personagens infantis? Assim foi a 5ª edição do projeto Teatrando, que apresentou o espetáculo infantil “O Vale Encantado”. Organizado e apresentado pelos acadêmicos do curso de Pedagogia da Unesc, o evento reuniu escolas e a comunidade em geral em duas sessões no Auditório Ruy Hülse, nesta sexta-feira (11/10).

A peça que junta diversos personalidades de contos infantis é uma adaptação do livro homônimo de Oswaldo Montenegro e apresenta a história de um vale onde os personagens poderiam entrar na vida e no sonho das pessoas. O principal ensinamento deixado pelo enredo é sobre o respeito e a lição de que qualquer criança pode ser o que ela quiser, desde que viva no seu mundo encantado.

Os olhos e ouvidos atentos do estudante da educação infantil da Escola Padre Carlos Wecki, Isaque Rabelo de Oliveira, perceberam o ensinamento. “Tem que respeitar as pessoas, com amor, para um mundo melhor”, explica. A mesma lição foi percebida pela também pela colega de Isaque, Beatriz da Silva Madeira, que, mesmo tendo aprendido a lição, teve como personagem preferido o lobo mau.

De acordo com a professora do Ensino Infantil da Satc, Josiane da Silveira Santos, atividades como essa colaboram para a formação dos alunos. “As crianças de hoje em dia não têm muito acesso a ações como esta e isso é fundamental, pois colabora para o desenvolvimento deles e dos seus valores para os anos futuros”, enfatiza.

A iniciativa faz parte do projeto Teatrando e é promovido pelo curso de Pedagogia da Unesc. Nele, acadêmicos de todas as fases se juntam para além de aprender, se divertir. “Estamos trabalhando com a formação de pedagogos, para todas as linguagens. Aqui eles têm o contato com o público e com as crianças, além de se divertir e alegrar a tarde”, coloca a coordenadora do curso de Pedagogia e coordenadora do espetáculo, Gislene Camargo.  

A direção e roteiro são do acadêmico da 7ª fase do curso, Denis Moraes, que participa desde o início do projeto. “O Vale Encantado” é a mesma peça apresentada na primeira edição em 2016. De acordo com ele, o sentimento é de dever cumprido e de resgate das fábulas. “Hoje em dia as crianças estão perdendo os valores e com esses espetáculos nós temos trazido esses valores novamente, além de mostrar que qualquer criança pode ser o que ela quiser”, explica.  

O projeto é vinculado à Brinquedoteca do curso. Na primeira sessão, no período da tarde, o espetáculo recebeu alunos do Colégio Unesc, Satc, Balão Mágico, Pequeno Mundo, Escola Padre Carlos Wecki e crianças que participam de projetos de extensão do Programa Território Paulo Freire. A segunda sessão, à noite, foi aberta ao público em geral.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de outubro de 2019 às 20:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário