Pedagogia

Pedagogia: Excelência na formação dos melhores professores

Pedagogia: Excelência na formação dos melhores professores
Mais imagens

A cada quinze dias os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc recebem a visita das acadêmicas do curso de Pedagogia na Unesc. Acompanhadas da professora orientadora, estão ali para mais uma tarde de trabalhos do projeto de ensino desenvolvimental, uma metodologia inovadora que promove o desenvolvimento do raciocínio da matemática entre os alunos. Ao longo da tarde são propostas diversas tarefas onde os alunos são desafiados a apresentarem soluções com base no raciocínio e nas relações matemáticas.  A resolução da tarefa é apenas uma consequência, mas o que mais importa é compreender pelas respostas das crianças, suas elaborações de pensamento.

Essas inovações e buscas por novos conhecimentos na área pedagógica, conforme a coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo, são essenciais em um mundo em que os padrões de ensino mudaram e o novo ganha cada vez mais importância quando o objetivo é ensinar. De acordo com Gislene, tais propostas inovadoras são diferenciais do curso. “Acreditamos que se fazer presente na formação inicial de professoras e professores que irão atuar especialmente com crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental – que estão em processo de desenvolvimento, requer o olho no olho, requer vínculos”, salienta. Ela destaca que as relações de ensino e aprendizagem vão além do aspecto cognitivo, pois é preciso lidar também com o aspecto afetivo.

Conforme a coordenadora, ideia é não é dar respostas, mas desafiar a construção de relações, inter-relações e analogias que permitam chegar ao resultado. “Nessa hora o raciocínio vale mais do que regras, fórmulas ou textos decorados. Para cada acerto uma comemoração especial, pois revela que a metodologia está funcionando. Para chegar às respostas o grupo tem que utilizar o raciocínio, esquecendo um modelo formulista e seguindo pelas orientações pedagógicas que desafiam a pensar diferente”, completa.

“Essa metodologia se diferencia bastante do método tradicional das escolas e dos livros didáticos. Uma das questões é que a matemática é vista enquanto número, mas ela é insuficiente para a criança se apropriar do conceito teórico mesmo de número, que envolve a representação algébrica, geométrica e numérica, até chegar ao conceito teórico de número”, explica Eloir Fátima Mondardo Cardoso, que coordena o projeto. O que tem de essencial é justamente a conexão entre as tarefas, mostrando que todas as tarefas são inter-relacionadas, que permitem que a criança tenha o entendimento dessa relação.

Curso dispõe de infraestrutura única

A brinquedoteca exclusiva do curso de Pedagogia também é uma das ferramentas que permitem acentuar as convivências e hoje é modelo em toda a região sul de Santa Catarina. Na Brinquedoteca “Vem Brincar com a gente”, o objetivo é a promoção de ações culturais, que contribuam para a formação integral do pedagogo.

Ainda entre as ações destaca-se o Projeto Teatrando, que forma pedagogos que vivenciam a arte de representar e que multiplicam essas práticas nas escolas onde irão atuar. Nesse projeto, os acadêmicos conhecem diferentes peças literárias, escolhem os personagens, fazem adaptações, cuidam do cenário, do vestuário, das músicas, entre outros. Ao final do minicurso, uma peça é apresentada para a comunidade acadêmica e para crianças da Educação Infantil e anos iniciais. Também com participação das questões de interpretação, a atividade Contação de Histórias ensina de forma prática. Nesse projeto os acadêmicos se fantasiam para difundir diferentes textos/livros, em rodas de contação de histórias, em parcerias com escolas de Educação Infantil, com a Biblioteca a Editora Unesc.

Em sua estrutura, o curso conta ainda com o Laboratório de Práticas Pedagógicas, que objetiva refletir sobre os materiais didáticos-pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem, oferecendo minicursos sobre produção de materiais didáticos-pedagógicos; empréstimos de materiais para estágios obrigatórios; incentivando a produção de artigos, resultados dos TCCs, para publicação na revista da Pedagogia, Saberes Pedagógicos, produzida pelo curso.

Pesquisa e Extensão na Pedagogia

No que diz respeito à pesquisa, o Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores, liderado pelo professor Ricardo Luiz de Bittencourt e Gislene Camargo, contribui para incentivar acadêmicos da Graduação, Pós-graduação e egressos a pesquisarem sobre a formação de professores, bem como, produzir conhecimentos sobre a área.

Além da atuação direta com escolas, os projetos de Extensão na Pedagogia também são interdisciplinares, relacionando as ações com os cursos de Enfermagem, Direito, Educação Física, Letras e Arquitetura e Urbanismo. “Ampliar as áreas de conhecimento, contribui para desenvolver diferentes conhecimentos, oportunizando diferentes pontos de vista para a educação”, completa a coordenadora.

Ao longo da graduação os acadêmicos de Pedagogia participam de PIC (Programa de Iniciação Científica), Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional), Residência Pedagógica, entre outros programas, que proporcionam a inserção na pesquisa, na extensão, na produção e na participação em eventos internos e externos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2019 às 17:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário