Pedagogia

Atividades lúdicas para um aprendizado divertido na Semana de Ciência e Tecnologia

Atividades lúdicas para um aprendizado divertido na Semana de Ciência e Tecnologia
Minicurso visa estimular acadêmicos de Pedagogia a criarem metodologias interativas (Foto: Stephanie Barbosa) Mais imagens

Ensinar é um verdadeiro dom. E a profissão em que mais percebemos essa virtude sendo aplicada é a de professor. Mas, muito antes de compartilharem seus conhecimentos, eles “sentam do outro lado da carteira” e tornam-se alunos. Durante a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, é possível ver muito deste compartilhamento. Exemplo disso foi uma oficina realizada nesta quinta-feira (19/10) com uma turma do curso de Pedagogia, que aprofundou seus conhecimentos sobre atividades lúdicas.

“Uma das maravilhas da nossa profissão é ver os olhinhos dos nossos alunos brilhando ao descobrirem o novo. E quando falamos de crianças, é preciso aguçar a curiosidade criando métodos que divirtam e ensinem eles”, comentou Zenaide Pais Topanotti responsável pelo Laboratório de Prática de Ensino de Ciências Professora Mári Stela Campos da Unesc.

Durante o minicurso, os acadêmicos tiveram diversas atividades práticas para aplicarem nas turmas de Educação Infantil e também de Ensino Fundamental I. “Sabemos o quanto esse tipo de trabalho é divertido e também muito bom de fazer. Mas não podemos perder o foco que é repassar o conteúdo aos alunos. Por isso, antes de aplicarem alguma atividade lúdica, pesquisem todas as possibilidades de conhecimento que vocês possam extrair dela. Esta é uma ótima maneira de compartilharem uma aprendizagem significativa, que com certeza será levada por toda a vida pelos seus alunos”, ressaltou a professora Miriam da Conceição Martins que também participou da atividade.

Um dos objetivos criados durante o minicurso foi um boneco ecológico feito com meia fina, alpiste e pó de serra. “Diferentes assuntos podem ser abordados a partir desse boneco, como germinação, tipos de semente, umidade, calor. Além disso, vocês também podem fazer uma abordagem mais reflexiva, relacionando com a origem da vida, por exemplo”, acrescentou Miriam.

Saiba mais


A Semana de Ciência e Tecnologia está com uma programação bem diversificada. O evento segue até esta sexta-feira (20/10). Confira no link 

Texto: Stephanie Barbosa / Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de outubro de 2017 às 17:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário